THE FAMILY HEALTH STRATEGY IN A SMALL NORTHEASTERN CITY

Main Article Content

João Mário Pessoa Júnior
Francisco Arnoldo Nunes de Miranda
Marta Batista da Silva

Resumo

Objetivo: Identificar o processo de implantação e ampliação da Estratégia Saúde da Família (ESF) num município nordestino de pequeno porte do Estado do Rio Grande do Norte, identificando elementos constitutivos importantes nesse trajeto. Método: Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa apoiado na história oral, modalidade temática. Optou-se pelos oito colaboradores que participaram do processo de implantação/ampliação da ESF. A coleta de dados aconteceu no ano de 2010. Os depoimentos possibilitaram a formação eixos e sub-eixos temáticos de análise. Resultados: A análise da ESF num município nordestino de pequeno porte permitiu identificar aspectos de consonância com a realidade vivenciada no país nos últimos anos, dada a expansão quantitativa dos atendimentos e serviços de saúde, e do número de equipes multiprofissionais atuando nesses territórios. Conclusão: O desafio maior observado é o de garantir que esse processo de expansão se traduza efetivamente na qualidade das ações em saúde produzidas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Pessoa Júnior JM, Miranda FAN de, Silva MB da. THE FAMILY HEALTH STRATEGY IN A SMALL NORTHEASTERN CITY. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 19º de abril de 2012 [citado 17º de maio de 2022];(Supl.):9-18. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1936
Seção
Research
Biografia do Autor

João Mário Pessoa Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – PGENF/UFRN. 

Francisco Arnoldo Nunes de Miranda, Departamento de Enfermagem da UFRN. Coordenador do PGENF/UFRN e do Grupo de Pesquisa: Ações promocionais e de atenção a saúde de grupos humanos em saúde mental e coletiva.

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Professor do Departamento de Enfermagem da UFRN.  Coordenador do PGENF/UFRN e do Grupo de Pesquisa: Ações promocionais e de atenção a saúde de grupos humanos em saúde mental e coletiva. 

Marta Batista da Silva, PGENF/UFRN

Enfermeira. Bolsista CAPES. Mestranda em Enfermagem pelo PGENF/UFRN.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>