THE APPLICABILITY OF NURSING DIAGNOSIS IN THE FIELD OF CLINICAL MEDICINE: THE EXPERIENCE AT THE UNIVERSITY HOSPITAL

Autores

  • Aline Affonso Luna UNIGRANRIO
  • Glaucia Valente Valadares Escola de Enfermagem Anna Nery

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i3.1-9

Palavras-chave:

enfermagem, cuidados de enfermagem, diagnósticos de enfermagem

Resumo

 

Objetivos: Caracterizar os atos/ atitudes do profissional enfermeiro considerando a utilização pragmática dos diagnósticos de enfermagem; discutir os achados enquanto empreendimento para o cuidado humano; propor um instrumento para que o diagnóstico de enfermagem possa ser registrado, efetivamente, no cotidiano do trabalho na enfermaria. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde foi utilizado o estudo de caso, sendo abordados meios diferenciados para a coleta de dados, dentre eles estão: a entrevista semi-estruturada e a observação participante. A amostra foi constituída de 10 enfermeiros residentes do programa de enfermagem de clínica médica do Hospital Universitário pesquisado. Resultados: Os dados foram analisados, tendo emergido três categorias. Conclusão: Acredita-se que o estudo seja uma contribuição para o crescimento da discussão da sistematização da assistência de enfermagem dentro da instituição pesquisada e, principalmente, um ganho para o cliente que esteja necessitando de acompanhamento e cuidados durante sua recuperação. Descritores: Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Diagnóstico de Enfermagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Affonso Luna, UNIGRANRIO

Enfermeira, especialista em clínica médica e enfermagem em alta complexidade em CTI. Atualmente aluna do mestrado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO. Professora asssistente da UNIGRANRIO.

Glaucia Valente Valadares, Escola de Enfermagem Anna Nery

Doutora em enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Professora adjunta do departamento de enfermagem fundamental da Escola de Enfermagem Anna Nery.

Publicado

2013-04-05

Como Citar

1.
Luna AA, Valadares GV. THE APPLICABILITY OF NURSING DIAGNOSIS IN THE FIELD OF CLINICAL MEDICINE: THE EXPERIENCE AT THE UNIVERSITY HOSPITAL. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 5º de abril de 2013 [citado 18º de abril de 2024];5(3):1-9. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2015

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics