SIZING PERSONNEL: EVALUATION OF NURSING IN OBSTETRIC AND MIXED PEDIATRIC INTENSIVE CARE UNITS

Main Article Content

Rodrigo Nonato Coelho Mendes
Amanda de Figueirôa Silva Carmo
Rosana Dourado Loula Salum
Fernando Antônio Ribeiro de Gusmão-filho
Suely Arruda Vidal
Viviane Euzébia Perreira Santos

Resumo

Objetivos: avaliar a adequação do quadro de pessoal de enfermagem e compreender como esses profissionais percebem essa questão. Métodos: estudo avaliativo, exploratório, descritivo com abordagens quantitativa e qualitativa, desenvolvido nas UTIs Pediátrica Mista e Obstétrica do Hospital Dom Malan/IMIP em Petrolina-PE. Calculou-se o dimensionamento de enfermagem e foram realizadas 13 entrevistas semiestruturadas, analisadas segundo Bardin. Resultados: a UTI Pediátrica Mista possui correto quantitativo de pessoal e na Obstétrica há redução do quadro. As unidades possuem déficit de enfermeiros e uma incorreta distribuição por categoria/leito. Observou-se que a equipe de enfermagem da UTI Pediátrica Mista considera sua carga de trabalho elevada, enquanto que na UTI Obstétrica esta foi considerada leve. Conclusão: O dimensionamento de enfermagem sem conformidade com a legislação vigente pode comprometer a qualidade dos cuidados oferecidos, sobretudo em unidades de cuidados críticos. Descritores: Avaliação em Enfermagem; Dimensionamento de Pessoal; Enfermagem; Carga de Trabalho; Unidades de Terapia Intensiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Mendes RNC, Carmo A de FS, Salum RDL, Gusmão-filho FAR de, Vidal SA, Santos VEP. SIZING PERSONNEL: EVALUATION OF NURSING IN OBSTETRIC AND MIXED PEDIATRIC INTENSIVE CARE UNITS. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 24º de março de 2013 [citado 4º de outubro de 2022];5(2):3706-1. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2262
Seção
Research
Biografia do Autor

Rodrigo Nonato Coelho Mendes, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Graduando em enfermagem pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. membro do Grupo de Estudos em Cuidados Críticos, sob a orientação da professora Amanda de Figueirôa Silva Carmo, Mestre em enfermagem pelo Instituto de Medicina Integral de Pernambuco - IMIP (Qualis 5). Membro do Projeto de Educação pelo Trabalho em Saúde e Vigilância - PET Vs, sob orientação da prof. Margart Olinda Carvalho Souza e Lira, Mestre em psicologia pela UFES e doutoranda em enfermagem pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (Qualis 4).

Amanda de Figueirôa Silva Carmo, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Enfermeira. Mestre em saúde materno-infantil pelo Instituto de Medicina Integral de Pernambuco - IMIP. Docente do Colegiado de Enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), do módulo Paciente Crítico, líder do Grupo de Estudos em Cuidados Críticos – GECC.

Rosana Dourado Loula Salum, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf

Fernando Antônio Ribeiro de Gusmão-filho, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP

Médico. Coordenador do Curso de Medicina da Universidade de Pernambuco - UPE. Docente do curso de pós graduação do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP. Mestre em Medicina pela Universidade de São Paulo - USP. Doutor em Saúde Pública pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães.

Suely Arruda Vidal, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP

Médica. Mestre e Doutoranda em Saúde Materno-infantil pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira/IMIP.

Viviane Euzébia Perreira Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, rio Grande do Norte, Brasil

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)