Nurses care for people with dementia: a literature review

Autores

  • Emanuelle Marques Souza UNIRIO
  • Ana Paula da Cunha UNIRIO
  • Rosane Mello UNIRIO
  • Moreira Almerinda Unirio

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i3.1268-1275

Palavras-chave:

Enfermagem geriátrica, Demência, Cuidados de Enfermagem.

Resumo

Os objetivos desse estudo são: identificar a produção bibliográfica acerca do cuidado de enfermagem aos portadores de Síndromes Demenciais e identificar os cuidado realizados com os portadores dessas síndromes. As ações estão voltadas para o cuidador e para o idoso demenciado, as ações voltadas para o cuidador com maior prevalência foram as de orientar e dar suporte. A ação voltada para o idoso mais encontradas foram a de cuidar emocionalmente deste idoso. Concluiu-se que o aumento da população idosa em nosso país mostra que são necessárias ações de cuidados específicas e estruturadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuelle Marques Souza, UNIRIO

Academica de Enfermagem na Escola de Enfermagem Alfredo Pinto. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.Bolsista de Iniciação Científica Unirio.

Ana Paula da Cunha, UNIRIO

Academica de Enfermagem na Escola de Enfermagem Alfredo Pinto. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Rosane Mello, UNIRIO

Prof. Escola de Enfermagem Alfredo Pinto-Unirio. Doutora em Enfermagem Psiquiátrica pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP. Mestrado em Enfermagem na Escola de Enfermagem Anna Néry-UFRJ. Graduação em Enfermagem e Obstetrícia. Escola de Enfermagem Anna Néry-UFRJ.

Moreira Almerinda, Unirio

Graduada em Bacharel em Enfermagem e Obstetrícia pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (1975), Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1990) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Professor Associado nível 4 da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO, ocupando o cargo de Diretora do Curso de Graduação da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto/UNIRIO. Membro efertivo da Associação Brasileira de Enfermagem - RJ e Diretora de Comunicação Social da Academia Brasileira de História da Enfermagem (ABRADHENF).Membro Fundador do Laboratório de Pesquisa de História da Enfermagem Laphe/EEAP-UNIRIO. Membro do Laboratório de Estudos em História da Enfermagem (LAESHE), da EERP-USP. Diretora da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto(Unirio).

Publicado

2014-07-03

Como Citar

1.
Souza EM, da Cunha AP, Mello R, Almerinda M. Nurses care for people with dementia: a literature review. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 3º de julho de 2014 [citado 28º de março de 2024];6(3):1268-75. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2743

Edição

Seção

Revião

Plum Analytics