Risk factors for wound infection after cesarean section: an integrative review

Main Article Content

Isis Bezerra Carvalho
Nilba Lima Souza
Angélica Teresa Nascimento Medeiros

Resumo

Objetivo: estudar os fatores predisponentes que interferem no surgimento da infecção em ferida operatória pós-cesárea. Métodos: trata-se de uma revisão integrativa sobre os fatores predisponentes para infecção da ferida operatória pós-cesárea. Tendo como questão norteadora, qual a produção científica nos últimos cinco anos acerca dos fatores predisponentes para infecção da ferida operatória pós-cesárea? Resultados: encontramos cinco publicações que apontaram como os principais fatores predisponentes para a infecção foram, a obesidade, diabetes, baixo status socioeconômicos, duração do trabalho de parto e ruptura prematura de membranas. Conclusão: o assunto é pouco explorado no meio científico e que nos estudos analisados a preocupação com uso da antibioticoterapia foi superior às condições que concerne sobre o pré, trans e pós-operatório ótimo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Carvalho IB, Souza NL, Medeiros ATN. Risk factors for wound infection after cesarean section: an integrative review. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 31º de março de 2014 [citado 17º de maio de 2022];6(2):812-20. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2826
Seção
Integrative Review of the Literature
Biografia do Autor

Isis Bezerra Carvalho, UFRN

 Enfermeira, professora substituta da Escola de Enfermagem de Natal.

Nilba Lima Souza, UFRN

Professora Doutora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal/RN,

Angélica Teresa Nascimento Medeiros, UFRN

Enfermeira mestre em enfermagem,  professora Substituta da Escola de Enfermagem de Natal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)