Risk factors for wound infection after cesarean section: an integrative review

Autores/as

  • Isis Bezerra Carvalho UFRN
  • Nilba Lima Souza UFRN
  • Angélica Teresa Nascimento Medeiros UFRN

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i2.812-820

Palabras clave:

infecção, infecção puerperal, infecção da ferida operatória, cesárea.

Resumen

Objetivo: estudar os fatores predisponentes que interferem no surgimento da infecção em ferida operatória pós-cesárea. Métodos: trata-se de uma revisão integrativa sobre os fatores predisponentes para infecção da ferida operatória pós-cesárea. Tendo como questão norteadora, qual a produção científica nos últimos cinco anos acerca dos fatores predisponentes para infecção da ferida operatória pós-cesárea? Resultados: encontramos cinco publicações que apontaram como os principais fatores predisponentes para a infecção foram, a obesidade, diabetes, baixo status socioeconômicos, duração do trabalho de parto e ruptura prematura de membranas. Conclusão: o assunto é pouco explorado no meio científico e que nos estudos analisados a preocupação com uso da antibioticoterapia foi superior às condições que concerne sobre o pré, trans e pós-operatório ótimo.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Isis Bezerra Carvalho, UFRN

 Enfermeira, professora substituta da Escola de Enfermagem de Natal.

Nilba Lima Souza, UFRN

Professora Doutora do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal/RN,

Angélica Teresa Nascimento Medeiros, UFRN

Enfermeira mestre em enfermagem,  professora Substituta da Escola de Enfermagem de Natal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Publicado

2014-03-31

Cómo citar

1.
Carvalho IB, Souza NL, Medeiros ATN. Risk factors for wound infection after cesarean section: an integrative review. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 31 de marzo de 2014 [citado 22 de noviembre de 2024];6(2):812-20. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2826

Número

Sección

Revisión sistemática de la literatura.

Plum Analytics