Ofuro bath in newborns in the rooming-in center: an experience report

Autores

  • Camila Perini Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Priscila Borges de Carvalho Matos Maternidade Escola - UFRJ
  • Márcia da Costa Seixas Maternidade Escola - UFRJ
  • Ana Carolina de Sá Moreira Catão Maternidade Escola - UFRJ
  • Gustavo Dias da Silva Maternidade Escola - UFRJ
  • Viviane Saraiva de Almeida Maternidade Escola - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i2.785-792

Palavras-chave:

Alojamento conjunto, Recém-nascido, Relaxamento, Cuidados de enfermagem

Resumo

Objetivo: RELATAR A EXPERIÊNCIA DA EQUIPE DE ENFERMAGEM DO ALOJAMENTO CONJUNTO DE UMA MATERNIDADE DO RIO DE JANEIRO QUANTO AO USO DA TÉCNICA DE BANHO DE OFURÔ, ASSOCIANDO AOS BENEFÍCIOS DO RELAXAMENTO E ASSISTÊNCIA HUMANIZADA JÁ DESCRITOS NA LITERATURA. Métodos: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA INTRODUÇÃO DE UMA NOVA TÉCNICA DE RELAXAMENTO PARA RECÉM-NASCIDOS. A EQUIPE FOI SENSIBILIZADA E CAPACITADA PARA UTILIZAÇÃO DA TÉCNICA E, APÓS ISSO, INICIARAM A REALIZAÇÃO NOS CUIDADOS AOS NEONATOS PREVIAMENTE SELECIONADOS. Resultados: OS RESULTADOS ALCANÇADOS DEMONSTRARAM QUE APÓS POUCOS MINUTOS DE IMERSÃO NO BALDE DE OFURÔ OS RECÉM-NASCIDOS APRESENTARAM-SE MAIS TRANQUILOS, CESSANDO O CHORO E ADORMECENDO NO DECORRER DO BANHO. TAMBÉM OBSERVOU-SE MELHORIA DE SUCÇÃO E MANUTENÇÃO DA PEGA NO ALEITAMENTO MATERNO, POIS ESTES ENCONTRAVAM-SE MAIS RELAXADOS APÓS A UTILIZAÇÃO DA TÉCNICA. Conclusão: CONSIDERA-SE ESTA EXPERIÊNCIA ENRIQUECEDORA, POIS POSSIBILITA A TRANSFORMAÇÃO DO MODELO ASSISTENCIAL, FAVORECENDO O CUIDADO INTEGRAL AOS RECÉM-NASCIDOS

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Perini, Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira. Mestre pela Faculdade de Enfermagem da UERJ. Professora Substituta do Departamento Materno-Infantil da Escola de Enfermagem Anna Nery (DEMI/EEAN/UFRJ). Enfermeira Rotina do Alojamento Conjunto da Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Priscila Borges de Carvalho Matos, Maternidade Escola - UFRJ

Enfermeira. Especialista em Neonatologia pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto/UERJ. Enfermeira Rotina do Ambulatório e da Emergência Obstétrica da  Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora da Pós-graduação Lato sensu em Enfermagem em Neonatologia da Faculdade de Enfermagem/UERJ.  Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Márcia da Costa Seixas, Maternidade Escola - UFRJ

Enfermeira. Especialista em Neonatologia e Aleitamento Materno pelo IFF/Fiocruz. Enfermeira Chefe do Alojamento Conjunto da Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Ana Carolina de Sá Moreira Catão, Maternidade Escola - UFRJ

Enfermeira. Especialista em Neonatologia pela UERJ. Enfermeira Chefe do Ambulatório e da Emergência Obstétrica da Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Gustavo Dias da Silva, Maternidade Escola - UFRJ

Enfermeiro. Especialista em Neonatologia pela UFF. Mestrando do programa de Mestrado Profissional Assistencial em Enfermagem Assistencial da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (MPEA/EEAAC/UFF). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cidadania e Gerência em Enfermagem (NECIGEN). Diretor de Enfermagem da Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Viviane Saraiva de Almeida, Maternidade Escola - UFRJ

Enfermeira. Especialista em Saúde Coletiva pela ENSP/Fiocruz e Pediatria e Neonatologia pela UERJ. Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Saúde Materno-Infantil-(MESP-MI/Faculdade de Medicina/UFF). Vice-diretora de enfermagem da Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Publicado

2014-03-31

Como Citar

1.
Perini C, Matos PB de C, Seixas M da C, Catão AC de SM, da Silva GD, de Almeida VS. Ofuro bath in newborns in the rooming-in center: an experience report. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 31º de março de 2014 [citado 16º de abril de 2024];6(2):785-92. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2851

Edição

Seção

Experience Report

Plum Analytics