Ofuro bath in newborns in the rooming-in center: an experience report

Autores/as

  • Camila Perini Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Priscila Borges de Carvalho Matos Maternidade Escola - UFRJ
  • Márcia da Costa Seixas Maternidade Escola - UFRJ
  • Ana Carolina de Sá Moreira Catão Maternidade Escola - UFRJ
  • Gustavo Dias da Silva Maternidade Escola - UFRJ
  • Viviane Saraiva de Almeida Maternidade Escola - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i2.785-792

Palabras clave:

Alojamento conjunto, Recém-nascido, Relaxamento, Cuidados de enfermagem

Resumen

Objetivo: RELATAR A EXPERIÊNCIA DA EQUIPE DE ENFERMAGEM DO ALOJAMENTO CONJUNTO DE UMA MATERNIDADE DO RIO DE JANEIRO QUANTO AO USO DA TÉCNICA DE BANHO DE OFURÔ, ASSOCIANDO AOS BENEFÍCIOS DO RELAXAMENTO E ASSISTÊNCIA HUMANIZADA JÁ DESCRITOS NA LITERATURA. Métodos: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA INTRODUÇÃO DE UMA NOVA TÉCNICA DE RELAXAMENTO PARA RECÉM-NASCIDOS. A EQUIPE FOI SENSIBILIZADA E CAPACITADA PARA UTILIZAÇÃO DA TÉCNICA E, APÓS ISSO, INICIARAM A REALIZAÇÃO NOS CUIDADOS AOS NEONATOS PREVIAMENTE SELECIONADOS. Resultados: OS RESULTADOS ALCANÇADOS DEMONSTRARAM QUE APÓS POUCOS MINUTOS DE IMERSÃO NO BALDE DE OFURÔ OS RECÉM-NASCIDOS APRESENTARAM-SE MAIS TRANQUILOS, CESSANDO O CHORO E ADORMECENDO NO DECORRER DO BANHO. TAMBÉM OBSERVOU-SE MELHORIA DE SUCÇÃO E MANUTENÇÃO DA PEGA NO ALEITAMENTO MATERNO, POIS ESTES ENCONTRAVAM-SE MAIS RELAXADOS APÓS A UTILIZAÇÃO DA TÉCNICA. Conclusão: CONSIDERA-SE ESTA EXPERIÊNCIA ENRIQUECEDORA, POIS POSSIBILITA A TRANSFORMAÇÃO DO MODELO ASSISTENCIAL, FAVORECENDO O CUIDADO INTEGRAL AOS RECÉM-NASCIDOS

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Camila Perini, Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira. Mestre pela Faculdade de Enfermagem da UERJ. Professora Substituta do Departamento Materno-Infantil da Escola de Enfermagem Anna Nery (DEMI/EEAN/UFRJ). Enfermeira Rotina do Alojamento Conjunto da Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Priscila Borges de Carvalho Matos, Maternidade Escola - UFRJ

Enfermeira. Especialista em Neonatologia pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto/UERJ. Enfermeira Rotina do Ambulatório e da Emergência Obstétrica da  Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora da Pós-graduação Lato sensu em Enfermagem em Neonatologia da Faculdade de Enfermagem/UERJ.  Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Márcia da Costa Seixas, Maternidade Escola - UFRJ

Enfermeira. Especialista em Neonatologia e Aleitamento Materno pelo IFF/Fiocruz. Enfermeira Chefe do Alojamento Conjunto da Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Ana Carolina de Sá Moreira Catão, Maternidade Escola - UFRJ

Enfermeira. Especialista em Neonatologia pela UERJ. Enfermeira Chefe do Ambulatório e da Emergência Obstétrica da Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Gustavo Dias da Silva, Maternidade Escola - UFRJ

Enfermeiro. Especialista em Neonatologia pela UFF. Mestrando do programa de Mestrado Profissional Assistencial em Enfermagem Assistencial da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (MPEA/EEAAC/UFF). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cidadania e Gerência em Enfermagem (NECIGEN). Diretor de Enfermagem da Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Viviane Saraiva de Almeida, Maternidade Escola - UFRJ

Enfermeira. Especialista em Saúde Coletiva pela ENSP/Fiocruz e Pediatria e Neonatologia pela UERJ. Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Saúde Materno-Infantil-(MESP-MI/Faculdade de Medicina/UFF). Vice-diretora de enfermagem da Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

Publicado

2014-03-31

Cómo citar

1.
Perini C, Matos PB de C, Seixas M da C, Catão AC de SM, da Silva GD, de Almeida VS. Ofuro bath in newborns in the rooming-in center: an experience report. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 31 de marzo de 2014 [citado 22 de diciembre de 2024];6(2):785-92. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2851

Número

Sección

Experience Report

Plum Analytics