Elderly health care: the referral and counter-referral system in health services

Main Article Content

Maria da Conceição Coelho Brito
Cibelly Aliny Siqueira Lima Freitas
Maria Josefina da Silva
Izabelle Mont'Alverne Napoleão Albuquerque
Maria Socorro de Araújo Dias

Resumo

Objetivo: Compreender a atenção à saúde do idoso nas redes assistenciais de um município da Zona Norte do Ceará por meio do Sistema de Referência e Contra-referência, considerando o princípio da integralidade no SUS. Métodos: Avaliação construtivista, responsiva, com abordagem hermenêutica-dialética, denominada Avaliação de Quarta Geração, realizada com 10 enfermeiros que atuam na gestão de serviços de atenção à saúde de um município da Zona Norte do Ceará, entre os meses de março e maio de 2011. Resultados: Os discursos dos enfermeiros permitiram informações que retratam as fragilidades e deficiências do sistema de referência e contra-referência nos níveis locais de saúde, com o desenvolvimento de práticas assistenciais fragmentadas e desconexas. Conclusão: Torna-se necessário repensar a prática que perpassa as redes assistenciais de saúde, uma vez que o ser idoso carece de ações mais efetivas sobre a sua saúde. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Brito M da CC, Freitas CASL, Silva MJ da, Albuquerque IMN, Dias MS de A. Elderly health care: the referral and counter-referral system in health services. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 3º de julho de 2014 [citado 25º de janeiro de 2022];6(3):1128-3. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2878
Seção
Research
Biografia do Autor

Maria da Conceição Coelho Brito, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Professora do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Cibelly Aliny Siqueira Lima Freitas, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Maria Josefina da Silva, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFC.

Izabelle Mont'Alverne Napoleão Albuquerque, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). 

Maria Socorro de Araújo Dias, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). 

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)