Actions on nutrition education with children in daycare university – representatives’ and teachers’ perception about the playful

Main Article Content

Selma Petra Chaves Sá
Elizabeth Azevedo Azeredo
Cristina Escudeiro Lavoyer

Resumo

Objetivos: Analisar as ações educativas nutricionais implementadas com pré- escolares em creche universitária na visão dos responsáveis e descrever a percepção dos responsáveis dos pré-escolares sobre as ações educativas aplicadas. Método: Estudo com abordagem qualitativa, descritiva utilizando a técnica de Grupo Focal com os responsáveis e de entrevista semi estruturada com os professores da Creche daUniversidade Federal Fluminense que foram submetidos às ações educativas. Realizou-se  análise de conteúdo segundo Bardin além do pensamento de Vygostki relacionado ao processo de ensino aprendizagem. Resultados: A partir da análise emergiram duas categorias: Ações em Educação Alimentar e Nutricional na percepção dos professores; e Ações em Educação Alimentar e Nutricional – as mudanças no hábito alimentar na visão dos professores. Conclusões: pode-se dizer que houve o aprendizado através das atividades lúdicas em um momento de descontração para crianças onde o ato culinário foi uma pratica de integração social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Sá SPC, Azeredo EA, Lavoyer CE. Actions on nutrition education with children in daycare university – representatives’ and teachers’ perception about the playful. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 1º de outubro de 2014 [citado 18º de maio de 2022];6(4):1419-36. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3106
Seção
Research
Biografia do Autor

Selma Petra Chaves Sá, Universidade Federal Fluminense

&rofessora Titular do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (UFF)- Rio de Janeiro- Brasil. Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal Fluminense (1982), especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal Fluminense (1993), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Coordenadora do Programa A Enfermagem na Atenção à Saúde do Idoso-EASIC. Experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Assistência de Enfermagem com idosos, consulta de enfermagem, autocuidado e fundamentos de enfermagem.

Elizabeth Azevedo Azeredo, UFF

Nutricionista da Universidade Federal Fluminense. Especialista em Qualidade em Alimentação para Coletividade. Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde.

Cristina Escudeiro Lavoyer, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgico da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>