Aspects related to the occurrence of workplace violence in hospital emergency rooms

Autores

  • Amanda Alves Miranda de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Weruska Alcoforado Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Allyne Karlla Cunha Gurgel Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i2.637-650

Palavras-chave:

Condições de Trabalho, Equipe de Enfermagem, Qualidade de Vida, Saúde do Trabalhador, Violência.

Resumo

Objetivo: Analisar os aspectos relacionados à violência ocupacional nos setores de urgência de um hospital situado em Natal, Rio Grande do Norte. Método: Estudo exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário validado, cujos pesquisados eram as equipes de enfermagem dos setores selecionados. Resultados: Dentre os 86 questionados, 87,2% eram mulheres, 49,4% tinham ensino médio completo e 46,5% eram casados. A ocorrência da violência foi considerada normal por 82,9% e 91,8% dos sujeitos relataram nunca ter participado de algum treinamento sobre como agir no momento do ato de violência. Conclusão: É necessária a construção de políticas nacionais e institucionais que atuem sobre a violência, além da minimização da sua invisibilidade desde o ensino na graduação destes profissionais, até o ambiente laboral. Descritores: Condições de Trabalho, Equipe de Enfermagem, Qualidade de Vida, Saúde do Trabalhador, Violência.

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Alves Miranda de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Aluna especial do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Weruska Alcoforado Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutoranda pelo Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Allyne Karlla Cunha Gurgel, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Publicado

2014-03-28

Como Citar

1.
Souza AAM de, Costa WA, Gurgel AKC. Aspects related to the occurrence of workplace violence in hospital emergency rooms. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 28º de março de 2014 [citado 28º de março de 2024];6(2):637-50. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3158

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics