Implementation of the user embracement module from the cegonha carioca program in the city of Rio de Janeiro

Main Article Content

Carla Coutinho Sento Sé
Jane Márcia Progianti
Adriana Lenho de Figueiredo Pereira

Resumo

Objetivo: Descrever as estratégias da gestão pública para a implantação do módulo acolhimento do Programa Cegonha Carioca. Método: Estudo qualitativo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, no período de janeiro a março de 2013, com três gerentes da Superintendência de Hospitais Pediátricos e Maternidades, responsáveis pelo processo de elaboração e implantação do Programa Cegonha Carioca. Resultados: As estratégias utilizadas pela gestão pública para implantação do módulo acolhimento foram: a vinculação do pré-natal a maternidade de referência; a reorganização das emergências obstétricas municipais e a inserção da enfermeira obstétrica no módulo acolhimento. Conclusão: A enfermeira obstétrica foi inserida nessas emergências para implementar as ações de acolhimento, sendo reconhecida pelas gerentes como uma autoridade técnica no cuidado obstétrico humanizado.

 

Descritores: Política de Saúde, Saúde da Mulher, Enfermagem Obstétrica, Acolhimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Sento Sé CC, Progianti JM, Pereira AL de F. Implementation of the user embracement module from the cegonha carioca program in the city of Rio de Janeiro. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 6º de janeiro de 2016 [citado 13º de agosto de 2022];8(1):3935-44. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3375
Seção
Research
Biografia do Autor

Carla Coutinho Sento Sé, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Enfermagem (UERJ) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Enfermeira Obstétrica.

Jane Márcia Progianti, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Enfermagem. Professora Associada da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Adriana Lenho de Figueiredo Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)