Fatores facilitadores do ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa Factors facilitating the teaching-learning in nursing education: an integrative review

Main Article Content

Geilsa Soraia Cavalcanti Valente
Sandra Conceição Ribeiro Chicharo
Marlene Vitorino Florêncio.
Sarah Zani Sampaio Piraciaba Alves.
Elaine Antunes Cortez.
Marilda Andrade.

Resumo

Objetivo: revelar os fatores facilitadores do processo ensino-aprendizagem na formação do Enfermeiro. Método: trata-se de uma revisão integrativa, com vistas a responder a seguinte questão de pesquisa: << O que existe produzido sobre o processo ensino-aprendizagem na formação do Enfermeiro? >> Resultados: foram selecionadas sete produções cientificas nas bases de dados: Cochrane, Lilacs e Cinahl, com a utilização de descritores selecionados a partir da estratégia PICOS. Os artigos foram classificados em 2 eixos temáticos: fatores que influenciam na aprendizagem do discente de Enfermagem e as dificuldades que surgem em busca de facilitadores para alcançar os objetivos do professor. Conclusão: evidenciou-se que a interação professor aluno se destaca como principal fator facilitador para o processo ensino aprendizagem, sendo majoritariamente ressaltado dentre os artigos selecionados. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Valente GSC, Chicharo SCR, Florêncio. MV, Alves. SZSP, Cortez. EA, Andrade. M. Fatores facilitadores do ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro: uma revisão integrativa Factors facilitating the teaching-learning in nursing education: an integrative review. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 4º de abril de 2016 [citado 5º de junho de 2023];8(2):4099-108. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3408
Seção
Integrative Review of the Literature
Biografia do Autor

Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, Universidade Federal Fluminense

&outora em Enfermagem pela EEAN/UFRJ; Professora Adjunto da EEAAC/UFF

Sandra Conceição Ribeiro Chicharo, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Aluna do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa – Universidade Federal Fluminense. Niterói (RJ).

Marlene Vitorino Florêncio., Universidade Federal Fluminense

 Enfermeira. Aluna do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa – Universidade Federal Fluminense. Niterói (RJ). 

Sarah Zani Sampaio Piraciaba Alves., Universidade Federal Fluminense

  Enfermeira. Aluna especial do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa – Universidade Federal Fluminense. Niterói (RJ). 

Elaine Antunes Cortez., Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiatria da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa – Universidade Federal Fluminense – Niteroi (RJ). 

Marilda Andrade., Universidade Federal Fluminense

 Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Departamento de Enfermagem Médico-cirúrgica  da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa – Universidade Federal Fluminense – Niterói (RJ). 

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>