Treatment of child with phenylketonuria: a literature review
Main Article Content
Resumo
Objetivo: Analisar a importância da Triagem Neonatal para o tratamento de crianças com fenilcetonúria. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa. Para selecionar os estudos, pesquisou-se nas bases de dados eletrônicas Scientific Eletronic Library Online – SCIELO e Portal de Periódicos da CAPES em setembro de 2013, utilizando os descritores: fenilcetonúria, triagem e saúde da criança. Resultados: A análise dos artigos indicou que no período de 2008 a 2013, o ano de 2010 teve o maior número de publicações. A maioria dos estudos deteve-se em analisar a importância da triagem neonatal, avaliar o programa para rastreamento de fenilcetonúria, assim como caracterizar o desempenho de crianças com fenilcetonúria diagnosticadas e tratadas precocemente. Conclusão: Os estudos mostraram que o tratamento é significativamente mais eficaz quando implantado na fase pré-clínica da doença e existe um teste de triagem, o teste do pezinho, que é simples, eficiente, aplicável em larga escala e de baixo custo.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Article Details
Como Citar
1.
Moura GCB, Carvalho JO de, Carvalho FG de, Nunes CM de CLL, Oliveira F de C, Carvalho ML. Treatment of child with phenylketonuria: a literature review. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 20º de fevereiro de 2014 [citado 13º de agosto de 2022];5(6):363-71. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3482
Edição
Seção
Integrative Review of the Literature
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.