Skills and hands ability: dealing with the teaching of semiotics in nursing

Main Article Content

Paulo Sergio da Silva
Ricardo Luiz Ramos
Karinne Cristinne da Silva Cunha
Nébia Maria Almeida de Figueiredo

Resumo

Objetivos: Produzir ideias a partir do estímulo à imaginação que possam indicar solução de problemas identificados por estudantes de enfermagem e apresentar as ideias e os possíveis produtos decorrentes de suas imaginações. Método: cartográfico de natureza qualitativa. O cenário de investigação institucional consiste em uma universidade pública localizada no estado do Rio de Janeiro. Participaram deste estudo dezesseis estudantes de enfermagem. Resultados: Foram produzidas doze imagens por estudantes de enfermagem (73,4%), enquanto que apenas quatro estudantes (26,6%), não elaboraram nenhuma imagem. Os dados produzidos foram trabalhados em três momentos intitulados: "rastreando para tocar", "tocando para pousar" e "pousando para reconhecer". Conclusão: Identificamos problemas resultantes de experiência com familiares, às criações das ideias transformadas em produtos ou processos envolveram inovações de tecnologias leve-duras e criação de aplicativos, tablets para clientes internados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Silva PS da, Ramos RL, Cunha KC da S, Figueiredo NMA de. Skills and hands ability: dealing with the teaching of semiotics in nursing. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 1º de julho de 2015 [citado 5º de julho de 2022];7(3):2874-86. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3685
Seção
Research
Biografia do Autor

Paulo Sergio da Silva, UNIFESO

Enfermeiro. Doutorando do Programa de Pós Graduação em Enfermagem e Biociências (PPGENFBIO) desenvolvido na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

Ricardo Luiz Ramos

Enfermeiro. Doutorando do Programa de Pós Graduação em Enfermagem e Biociências (PPGENFBIO) desenvolvido na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Karinne Cristinne da Silva Cunha, UNIRIO

Enfermeira. Professora adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Doutora em Neuroimunologia pela Universidade Federal Fluminense.

Nébia Maria Almeida de Figueiredo, UNIRIO

Enfermeira. Professora Titular do Departamento de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>