Quality evaluation: users’ satisfaction of obstetric and mixed pediatric intensive care unit

Main Article Content

Amanda Larissa Souza dos Santos
Rafaella Ayanne Alves dos Santos
Amanda de Figueirôa Silva Carmo
Fernando Antônio Ribeiro de Gusmão-filho
Rodrigo Nonato Coelho Mendes

Resumo

Objetivo: Avaliar a satisfação de usuários em duas unidades de terapia intensiva (UTIs). Método: Trata-se de um estudo avaliativo, descritivo e qualitativo, realizado nas UTIs pediátrica mista (UTIPM) e obstétrica (UTIO) de um hospital do nordeste brasileiro. Participaram deste estudo 14 acompanhantes de crianças e neonatos e 15 mulheres internadas. A análise dos dados foi por análise de conteúdo e consequente construção de categorias. O estudo foi aprovado em comitê de ética e deontologia (CEDEP/UNIVASF) sob o nº 0001/201110. Resultados: Os sujeitos referiram boa recepção em ambas as UTIs, sentiram confiança nas equipes, e os cuidados foram avaliados positivamente. Porém, na UTIPM, relataram que o uso de termos técnicos nas informações dificultava seu entendimento. Na UTIO, salientaram que os cuidados com exames e procedimentos enfatizaram a humanização. Conclusão: A satisfação dos usuários é uma importante ferramenta de avaliação e gestão, como fator de (re)estruturação das práticas da gestão do cuidado. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Santos ALS dos, Santos RAA dos, Carmo A de FS, Gusmão-filho FAR de, Mendes RNC. Quality evaluation: users’ satisfaction of obstetric and mixed pediatric intensive care unit. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 1º de julho de 2015 [citado 4º de outubro de 2022];7(3):2974-8. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3739
Seção
Research
Biografia do Autor

Amanda Larissa Souza dos Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. 

Rafaella Ayanne Alves dos Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Enfermeira Residente em Saúde da Mulher do Hospital Dom Malan/IMIP. Petrolina, PE, Brasil. 

Amanda de Figueirôa Silva Carmo, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Enfermeira. Mestre em Saúde Materno Infantil pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP. Docente do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco- UNIVASF. Petrolina, PE, Brasil.

Fernando Antônio Ribeiro de Gusmão-filho, Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP)

Médico. Doutor em Saúde Pública pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães. Docente do curso de pós-graduação do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira – IMIP. Recife, PE, Brasil.

Rodrigo Nonato Coelho Mendes, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Enfermeiro Residente em Gerência de Serviços de Enfermagem do Hospital Universitário de Londrina/Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)