Caracterização dos acidentes de trânsito assistidos por um serviço de atendimento móvel de urgência Characterization of traffic accidents attended by a mobile urgency care service

Main Article Content

Andréa Tayse de Lima Gomes
Micheline da Fonseca Silva
Bruno Araújo da Silva Dantas
Rodrigo Assis Neves Dantas
Ana Elza Oliveira de Mendonça
Gilson de Vasconcelos Torres

Resumo

Objetivo: Caracterizar os acidentes de trânsito assistidos pelo serviço de atendimento móvel de urgência do Rio Grande do Norte. Métodos: Pesquisa descritiva, exploratória, com abordagem quantitativa, realizada em um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Resultados: A amostra foi composta por 1.353 fichas de atendimento de janeiro a junho de 2014. Destacou-se o sexo masculino (78,0%), com idade entre 25 e 34 anos (29,9%). O maior número foi no final de semana (53,9%), à noite (25,9%) e o tipo de colisão mais recorrente foi queda de moto (35,8%). As escoriações foram as lesões mais frequentes (28,7%) e o politraumatismo ocorreu em 34,1% das vítimas. Conclusão: Ressalta-se a importância da educação permanente dos profissionais de saúde, pois, quanto mais rápido e qualificado for o primeiro atendimento, maiores serão as chances de um bom prognóstico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Gomes AT de L, Silva M da F, Dantas BA da S, Dantas RAN, de Mendonça AEO, Torres G de V. Caracterização dos acidentes de trânsito assistidos por um serviço de atendimento móvel de urgência Characterization of traffic accidents attended by a mobile urgency care service. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 4º de abril de 2016 [citado 17º de janeiro de 2022];8(2):4269-7. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4339
Seção
Research
Biografia do Autor

Andréa Tayse de Lima Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN (PPGENF/UFRN).

Micheline da Fonseca Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Bruno Araújo da Silva Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeiro pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN (PPGENF/UFRN).

Rodrigo Assis Neves Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeiro. Doutor em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor Assistente do Departamento de Enfermagem/UFRN. Enfermeiro intervencionista do SAMU 192 RN.

Ana Elza Oliveira de Mendonça, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Enfermeira Intensivista do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL/UFRN).

Gilson de Vasconcelos Torres, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeiro. Pós-doutor em Enfermagem pela Universidade de Évora - Portugal. Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>