Caracterização dos acidentes de trânsito assistidos por um serviço de atendimento móvel de urgência Characterization of traffic accidents attended by a mobile urgency care service

Autores

  • Andréa Tayse de Lima Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Micheline da Fonseca Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Bruno Araújo da Silva Dantas Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Rodrigo Assis Neves Dantas Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ana Elza Oliveira de Mendonça Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Gilson de Vasconcelos Torres Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i2.4269-4279

Palavras-chave:

Acidentes de trânsito, Primeiros socorros, Socorro de urgência.

Resumo

Objetivo: Caracterizar os acidentes de trânsito assistidos pelo serviço de atendimento móvel de urgência do Rio Grande do Norte. Métodos: Pesquisa descritiva, exploratória, com abordagem quantitativa, realizada em um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Resultados: A amostra foi composta por 1.353 fichas de atendimento de janeiro a junho de 2014. Destacou-se o sexo masculino (78,0%), com idade entre 25 e 34 anos (29,9%). O maior número foi no final de semana (53,9%), à noite (25,9%) e o tipo de colisão mais recorrente foi queda de moto (35,8%). As escoriações foram as lesões mais frequentes (28,7%) e o politraumatismo ocorreu em 34,1% das vítimas. Conclusão: Ressalta-se a importância da educação permanente dos profissionais de saúde, pois, quanto mais rápido e qualificado for o primeiro atendimento, maiores serão as chances de um bom prognóstico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Tayse de Lima Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN (PPGENF/UFRN).

Micheline da Fonseca Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Bruno Araújo da Silva Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeiro pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN (PPGENF/UFRN).

Rodrigo Assis Neves Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeiro. Doutor em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor Assistente do Departamento de Enfermagem/UFRN. Enfermeiro intervencionista do SAMU 192 RN.

Ana Elza Oliveira de Mendonça, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Enfermeira Intensivista do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL/UFRN).

Gilson de Vasconcelos Torres, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeiro. Pós-doutor em Enfermagem pela Universidade de Évora - Portugal. Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Publicado

2016-04-04

Como Citar

1.
Gomes AT de L, Silva M da F, Dantas BA da S, Dantas RAN, de Mendonça AEO, Torres G de V. Caracterização dos acidentes de trânsito assistidos por um serviço de atendimento móvel de urgência Characterization of traffic accidents attended by a mobile urgency care service. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 4º de abril de 2016 [citado 28º de março de 2024];8(2):4269-7. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4339

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics