Indicação de alcoolismo em pescadores vítimas de lesão medular por mergulho Indication of alcoholism in fishermen victims of spinal cord injury by diving
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i2.4399-4409Palavras-chave:
alcoolismo, doença da descompressão, traumatismos da medula espinal.Resumo
Objetivo: Analisar a indicação de alcoolismo em pescadores artesanais vítimas de lesão medular (LM) por mergulho por meio da aplicação do questionário CAGE. Métodos: Estudo seccional e analítico, com abordagem quantitativa, realizado entre outubro de 2013 e agosto de 2014. A amostra foi composta por 44 pescadores que sofreram LM por mergulho. Os dados foram coletados por meio de um roteiro estruturado e a análise foi por estatística descritiva. Resultados: Todos eram do sexo masculino (100,0%), na faixa etária de 46 a 60 anos (63,3%), 54,5% tinham até o ensino fundamental, viviam sem companheira (63,6%) e 52,3% relataram ter algum tipo de ocupação. Quanto ao questionário CAGE, a questão 1 teve o maior percentual de respostas positivas (90,9%). De acordo com o CAGE, constatou-se que 93,2% dos pescadores tinham indicação de alcoolismo. Conclusão: A maioria dos participantes possuíam indicação de alcoolismo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.