Adherence of Elderly People to Tuberculosis Treatment / Adesão dos Idosos às Formas de Administração do Tratamento da Tuberculose
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i3.555-559Palavras-chave:
Idoso, Tuberculose, Adesão à MedicaçãoResumo
Objetivo: Conhecer a adesão dos idosos às formas de administração do tratamento da tuberculose. Métodos: Estudo exploratório-descritivo, transversal e quantitativo, desenvolvido no Distrito Sanitário Oeste de Natal, com os idosos que fizeram tratamento entre janeiro de 2010 a dezembro de 2015. Resultados: Observou-se que os idosos utilizam tanto o regime autoadministrado (51,1%) quanto o diretamente observado (48,9%). Em ambos os grupos prevaleceu a faixa etária de 60 a 69 anos (29,8%; 35,1%), a forma pulmonar da doença (41,5%; 44,7%) e o caso novo como tipo de entrada para o tratamento (31,9%; 27,7%). Quanto ao encerramento, destacou-se a conclusão do tratamento (33,0%; 25,5%). Conclusão: A tuberculose ainda é prevalente no Brasil, destacando-se a importância do diagnóstico e tratamento adequados, além da adoção de medidas de controle e capacitação dos profissionais de saúde frente ao cuidado desses pacientes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.