Feelings experienced for women burn victims: integrative review Sentimentos vivenciados por mulheres vítimas de queimaduras: revisão integrativa

Main Article Content

Carlos Jordão de Assis Silva
Maikel Wendell da Silva Freire
Clélia Albino Simpson
Fernando de Souza Silva
Julianne Barreto Ferraz

Resumo

Objetivo: verificar na literatura a produção cientifica sobre os sentimentos de mulheres vítimas de queimaduras. Método: Realizou-se buscas nas bases de dados de pesquisa, através de um protocolo de investigação baseado nos passos do método da revisão integrativa, estabelecendo-se objetivos, questão norteadora, estratégias para busca, seleção de estudos, coleta dos dados, elaboração de planilha para avaliação crítica dos estudos. Resultados: Foram encontrados 70 artigos, destes selecionou-se 17 a partir dos critérios de inclusão estabelecidos. Conclusão: Concluiu-se que a queimadura está entre os traumas mais graves que afetam a saúde da mulher, pois, além dos problemas físicos, geram desordens na imagem corporal das mulheres acometidas, resultando em problemas de ordem psicológica e social. Descritores: Mulheres, Queimaduras, Cicatrizes, Sentimentos e Imagem Corporal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Silva CJ de A, Freire MW da S, Simpson CA, Silva F de S, Ferraz JB. Feelings experienced for women burn victims: integrative review Sentimentos vivenciados por mulheres vítimas de queimaduras: revisão integrativa. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 30º de dezembro de 2015 [citado 18º de maio de 2022];7(5):56-64. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5885
Seção
Integrative Review of the Literature
Biografia do Autor

Carlos Jordão de Assis Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Discente de enfermagem na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Membro do Grupo de Pesquisa: Ações promocionais e de atenção a grupos humanos em saúde mental e saúde coletiva, Natal, RN, Brasil.

Maikel Wendell da Silva Freire, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Discente de Enfermagem na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, Brasil. 

Clélia Albino Simpson, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira, Pós doutora pela Universidade de Évora/Portugal, Professora do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN, Natal, RN, Brasil.

Fernando de Souza Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeiro, Doutor em enfermagem, Enfermeiro do Hospital Universitário Onofre Lopes, Natal, RN, Brasil.

Julianne Barreto Ferraz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora da Pós graduação de Enfermagem em Dermatologia e Tratamento de Feridas da Universidade Potiguar, Natal, RN, Brasil.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>