Abordagem de necessidades de saúde pelo enfermeiro na consulta pré-natal / Approaching health needs by nurse in prenatal consultation

Autores

  • Eglivani Felisberta Miranda Enfermeira. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Mato Grosso, câmpus Cuiabá-MT, Brasil.
  • Ana Maria Nunes da Silva Enfermeira. Mestre. Docente da Universidade Federal de Mato Grosso, Curso de enfermagem, câmpus Sinop-MT. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Mato Grosso, câmpus Cuiabá-MT, Brasil.
  • Edir Nei Teixeira Mandú Enfermeira. Doutora. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Mato Grosso, câmpus Cuiabá-MT, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i2.524-533

Palavras-chave:

Cuidado Pré-Natal, Necessidades e Demandas de Serviços de Saúde, Estratégia Saúde da Família, Enfermagem

Resumo

Objetivo: Distinguir as necessidades de saúde priorizadas pelo enfermeiro na consulta pré-natal, e caracterizar a especificidade e abrangência das mesmas. Método: Pesquisa descritiva, qualitativa, realizada em quatro unidades da Estratégia Saúde da Família de Cuiabá-MT, mediante observação participante de 50 consultas de gestantes, análise de 79 registros de enfermagem e análise de conteúdo do tipo temática. Resultados: Nas consultas, os enfermeiros privilegiam a abordagem de necessidades físico-obstétricas. Eventualmente levantam aspectos sociais e psicoemocionais, mas não os abordam como necessidades a serem satisfeitas. Entretanto, as gestantes expressam necessidades sociais, psicoemocionais, de informação, de acesso a tecnologias e de participação familiar na consulta. Apesar do potencial mobilizador destas últimas necessidades, elas não chegam a modificar o que recebe atenção na consulta. Conclusão: É preciso investir na melhoria dos processos de trabalho da atenção básica, na ampliação de suas ações, e na formação e educação dos enfermeiros, tendo em perspectiva a abordagem de necessidades abrangentes no pré-natal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eglivani Felisberta Miranda, Enfermeira. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Mato Grosso, câmpus Cuiabá-MT, Brasil.

Enfermeira. Responsável técnica no Hospital Universitário Julio Muller, setor Centro Cirúrgico. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Mato Grosso, câmpus Cuiabá-MT, Brasil.

Ana Maria Nunes da Silva, Enfermeira. Mestre. Docente da Universidade Federal de Mato Grosso, Curso de enfermagem, câmpus Sinop-MT. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Mato Grosso, câmpus Cuiabá-MT, Brasil.

Departamento de enfermagem.

Área da saúde da mulher/saúde pública.

Edir Nei Teixeira Mandú, Enfermeira. Doutora. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Faculdade de Enfermagem, Universidade Federal de Mato Grosso, câmpus Cuiabá-MT, Brasil.

Departamento de Enfermagem

Área da saúde da mulher/saúde pública

Publicado

2018-04-02

Como Citar

1.
Miranda EF, da Silva AMN, Mandú ENT. Abordagem de necessidades de saúde pelo enfermeiro na consulta pré-natal / Approaching health needs by nurse in prenatal consultation. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 2º de abril de 2018 [citado 29º de março de 2024];10(2):524-33. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6124

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics