Educação permanente em saúde: a concepção freireana como subsídio à gestão do cuidado / Permanent education in health: the freire concept as an aid in care management

Autores

  • Maria Antônia Ramos Costa
  • Verusca Soares de Souza Universidade Estadual do Paraná
  • Elen Ferraz Teston
  • Dandara Novakowski Spigolon
  • Laura Misue Matsuda

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i2.558-564

Palavras-chave:

Educação em saúde, Educação em enfermagem, Gestão.

Resumo

Objetivo: Investigar o emprego da educação permanente na gestão do cuidado, embasado nos referenciais de Paulo Freire. Método: Estudo do tipo metassíntese da literatura. A busca dos artigos/publicações foi realizada nos meses de junho e julho de 2014, nas bases de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Índice Bibliográfico Español de Ciencias de La Salud (IBECS) e; Scientific Electronic Library Online (SciELO), contempladas pela Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Após a fase de localização, da leitura do título e do resumo, foram selecionados seis artigos para análise. Resultados: As informações apreendidas na análise dos dados foram sintetizadas e agrupadas em duas categorias: Educação Permanente em Saúde - perspectiva conceitual e; Educação Permanente em Saúde e o Método Paulo Freire. Conclusão: A Educação Permanente, especialmente na enfermagem, é apontada como estratégia que promove a melhoria da gestão e do cuidado. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Antônia Ramos Costa

Doutora em Enfermagem. Diretora do Centro de Ciência da Saúde e Docente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR – campus Paranavaí/Paraná, Brasil. E-mail: enfunespar1982@hotmail.com

Verusca Soares de Souza, Universidade Estadual do Paraná

Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá. Docente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR – campus Paranavaí/Paraná, Brasil. E-mail: veruscasoares@gmail.com

Elen Ferraz Teston

Doutora em Enfermagem. Docente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR – campus Paranavaí/Paraná, Brasil. E-mail: elen-1208@hotmail.com

Dandara Novakowski Spigolon

Doutora em Ciências da Saúde. Docente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR – campus Paranavaí/Paraná, Brasil. E-mail: dandaraspigolon@gmail.com

Laura Misue Matsuda

Doutora em Enfermagem. Docente da graduação e pós graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá – UEM – Maringá/Paraná, Brasil. E-mail: lauramisuem@gmail.com

Publicado

2018-04-02

Como Citar

1.
Costa MAR, Souza VS de, Teston EF, Spigolon DN, Matsuda LM. Educação permanente em saúde: a concepção freireana como subsídio à gestão do cuidado / Permanent education in health: the freire concept as an aid in care management. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 2º de abril de 2018 [citado 29º de março de 2024];10(2):558-64. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6368

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

Plum Analytics