O APRENDIZADO ÉTICO DOS ALUNOS DE DOIS CURRÍCULOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM A PARTIR DE SUAS VIVÊNCIAS ACADÊMICAS

Autores

  • Júlio César Vanin Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP
  • Cléa Regina de Oliveira Ribeiro Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto EERP/USP

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v0i0.%25p

Palavras-chave:

ética, ensino, enfermagem

Resumo

INTRODUÇÃO

Em 2005 a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP-USP iniciou mudanças em seu currículo de graduação, passando de um currículo disciplinar para um currículo problematizador, baseado em competências. Assim, o conhecimento passou a ser construído tendo como ponto de partida a vivência profissional nos campos de imersões de ensino, ponto inicial que o norteará para temas teóricos a serem estudados e problematizados. Nesse contexto, as disciplinas de Fundamentos de Ética, Ética Profissional e Bioética do currículo disciplinar  também exigiram modificações didáticas diante o currículo problematizador. Dessa maneira, no sentido de contribuir para a reforma curricular na área de Ética, a proposta desse estudo foi conhecer como os alunos avaliam o conhecimento de ética adquirido e a importância da Ética visando a vida profissional futura na saúde pública ou área hospitalar.

OBJETIVO

 Investigar as compreensões dos graduandos em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo/USP sobre o saber ético em suas vivências acadêmicas.

METODOLOGIA

Refere-se a uma pesquisa qualitativa, contendo uma questão norteadora intitulada em “O QUE VOCÊ PERCEBE QUE APRENDEU SOBRE ÉTICA PARA A SUA VIDA PROFISSIONAL ENQUANTO FUTURO (A) ENFERMEIRA (O)?”. Foram entrevistados 40 alunos da EERP-USP no período do 2º. Semestre de 2007 ao 1º. Semestre de 2008, os quais estavam inseridos nos currículos disciplinar e problematizador. O critério de inclusão foi alunos que cursavam os 3º e 4º anos, inseridos nos currículos em discussão. Os dados coletados foram analisados após a devida preparação através do programa ALCESTE.

RESULTADOS

Após o processamento dos dados pelo ALCESTE, foram encontrados vários núcleos de sentido e os resultados apontaram para a importância dos Direitos e deveres do profissional, como uma ética normativa profissional, os Direitos dos pacientes em seu processo de adoecimento e o Respeito e valorização do histórico de vida do paciente, entendidos e analisados em contextos diversos.

CONCLUSÕES

O ensino de Ética e Bioética na graduação em enfermagem deverá ser, cada vez mais, um complemento do ensino prático. Quer dizer, espera-se que o aprendizado sobre ética possa contribuir para a consciência das situações problemáticas e conflitos éticos inerentes à rotina dos serviços e da assistência em saúde dos enfermeiros como um todo. Nesse sentido, o foco do ensino e o desenvolvimento da reflexão ética deverão contemplar situações práticas de estágios, desde os níveis primários de atenção a saúde como os de altas complexidades, nas quais as dificuldades dos alunos poderão se transformar em amadurecimento profissional futuro.

 

REFERÊNCIAS

OGUISSO, T; ZOBOLI, E. Ética e bioética – desafios para a enfermagem e a saúde. Ed. Manole. Barueri,  2006.

YAMADA, KN, DINIZ, N.M. Ética em enfermagem: de um enfoque deontológico para uma aprendizagem baseada na pedagogia da problematização. O mundo da Saúde vol. 29, n. 3, p. 425-28, 2005..

CORTINA A. O fazer ético – guia para a educação moral. Editora Moderna. São Paulo, 2003.

PASCHOAL AS, MANTOVANI MF, POLAK YNS. A importância da ética no ensino da enfermagem. Cogitare Enfermagem vol. 7, n. 2, p. 7-9, 2002.

RUSS, J. Pensamento Ético Contemporâneo. 3ª ed., Ed. Paulus.  São Paulo, 2003.

CAMARGO, B.V. Alceste: um programa informático de análise quantitativa de dados textuais. In: MOREIRA, A.S.P; CAMARGO, B.V; JESUINO, J.C; NOBREGA, S.M; organizadores. Perspectivas teórico-metodológicas em representações sociais. Ed. Universitária. João Pessoa,  2005. p. 511-539.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlio César Vanin, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP

Discente do 5º ano de Graduação em Licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP/USP

Cléa Regina de Oliveira Ribeiro, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto EERP/USP

Filósofa, Profa. Dra. junto ao Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas -   Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo; Coordenadora a área de Ética.

Downloads

Publicado

2010-11-26

Como Citar

1.
Vanin JC, Ribeiro CR de O. O APRENDIZADO ÉTICO DOS ALUNOS DE DOIS CURRÍCULOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM A PARTIR DE SUAS VIVÊNCIAS ACADÊMICAS. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 26º de novembro de 2010 [citado 16º de novembro de 2024];. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/983

Edição

Seção

Revisão Sistemática de Literatura

Plum Analytics