O APRENDIZADO ÉTICO DOS ALUNOS DE DOIS CURRÍCULOS DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM A PARTIR DE SUAS VIVÊNCIAS ACADÊMICAS
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v0i0.%25pPalavras-chave:
ética, ensino, enfermagemResumo
INTRODUÇÃO
Em 2005 a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP-USP iniciou mudanças em seu currículo de graduação, passando de um currículo disciplinar para um currículo problematizador, baseado em competências. Assim, o conhecimento passou a ser construído tendo como ponto de partida a vivência profissional nos campos de imersões de ensino, ponto inicial que o norteará para temas teóricos a serem estudados e problematizados. Nesse contexto, as disciplinas de Fundamentos de Ética, Ética Profissional e Bioética do currículo disciplinar também exigiram modificações didáticas diante o currículo problematizador. Dessa maneira, no sentido de contribuir para a reforma curricular na área de Ética, a proposta desse estudo foi conhecer como os alunos avaliam o conhecimento de ética adquirido e a importância da Ética visando a vida profissional futura na saúde pública ou área hospitalar.
OBJETIVO
Investigar as compreensões dos graduandos em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo/USP sobre o saber ético em suas vivências acadêmicas.
METODOLOGIA
Refere-se a uma pesquisa qualitativa, contendo uma questão norteadora intitulada em “O QUE VOCÊ PERCEBE QUE APRENDEU SOBRE ÉTICA PARA A SUA VIDA PROFISSIONAL ENQUANTO FUTURO (A) ENFERMEIRA (O)?”. Foram entrevistados 40 alunos da EERP-USP no período do 2º. Semestre de 2007 ao 1º. Semestre de 2008, os quais estavam inseridos nos currículos disciplinar e problematizador. O critério de inclusão foi alunos que cursavam os 3º e 4º anos, inseridos nos currículos em discussão. Os dados coletados foram analisados após a devida preparação através do programa ALCESTE.
RESULTADOS
Após o processamento dos dados pelo ALCESTE, foram encontrados vários núcleos de sentido e os resultados apontaram para a importância dos Direitos e deveres do profissional, como uma ética normativa profissional, os Direitos dos pacientes em seu processo de adoecimento e o Respeito e valorização do histórico de vida do paciente, entendidos e analisados em contextos diversos.
CONCLUSÕES
O ensino de Ética e Bioética na graduação em enfermagem deverá ser, cada vez mais, um complemento do ensino prático. Quer dizer, espera-se que o aprendizado sobre ética possa contribuir para a consciência das situações problemáticas e conflitos éticos inerentes à rotina dos serviços e da assistência em saúde dos enfermeiros como um todo. Nesse sentido, o foco do ensino e o desenvolvimento da reflexão ética deverão contemplar situações práticas de estágios, desde os níveis primários de atenção a saúde como os de altas complexidades, nas quais as dificuldades dos alunos poderão se transformar em amadurecimento profissional futuro.
REFERÊNCIAS
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