A PRECEPTORIA E A INSERÇÃO DO RESIDENTE DE ENFERMAGEM NO GRUPO DE PREVENÇÃO DE LESOES CUTÂNEAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v0i0.%25pPalavras-chave:
Internato e residência, tutoria, enfermagemResumo
Objetivo: Relatar a experiência das residentes de enfermagem inseridas no grupo de prevenção de lesões cutâneas em um Hospital Federal do Estado do Rio de Janeiro, destacando a interação reidente- enfermeiro preceptor. Além de descrever pontos que favoreceram o processo de interação na inserção das residentes de enfermagem, pelas preceptoras, nas atividades assistenciais. Resultados: Verificou-se que a preceptoria utilizou-se de estratégias como : acolhimento, escuta sensível, formação vínculo e valorização do residente em treinamento. A fim de promover a autonomia e o aprendizado nas situações de atendimento ao cliente hospitalizado com enfoque na prevenção e tratamento de lesões. Conclusão: Essa interação incide diretamente na qualidade da assistência e possibilita a desconstrução de um modelo no qual o residente é apenas receptor das informações, e aponta para construção de um novo modelo, no qual este torna-se agente de ação no processo educativo. Descritores: Internato e residência; tutoria; enfermagem.
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