EPIDEMIOLOGICAL PROFILE OF ELDERLY WOMEN WITH OSTEOPOROSIS AND RISK FOR OSTEOPOROSIS: SCREENING IN NURSING PRACTICE

Autores

  • Mirian da Costa Lindolpho. Universidade Federal Fluminense
  • Liliane Pinheiro de Mello Universidade Federal Fluminense
  • Geilsa Soraia Cavalcanti Valente. Universidade Federal Fluminense
  • Selma Petra Chaves Sá. Universidade Federal Fluminense
  • Vanice Gomes Universidade Federal Fluminense
  • Miriam Marinho Chrisostimo. Universidade Federal Fluminense.

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i4.2509-2517

Palavras-chave:

osteoporose, idosos, enfermagem.

Resumo

Objetivo: Traçar o perfil epidemiológico das idosas com diagnóstico de osteoporose e das que apresentam risco para osteoporose pertencentes ao Programa de Extensão: A Enfermagem na Atenção à Saúde do Idoso e Seus Cuidadores. Metódo: Pesquisa documental, abordagem quantitativa; realizada abril à julho 2009. Resultados: Das 18 idosas com osteoporose, 33% raça branca, 22% recebem 2 salários, 83% não possuem histórico familiar de osteoporose, 39% não usam medicamentos que aumentam massa óssea, 28% usando medicamentos e/ou atividades que contribui perda óssea. Das 28 idosas com risco de osteoporose, 60% raça branca, 18% recebem 2 salários, 65% não possuem  histórico familiar de osteoporose, 82% não usam medicamentos que aumentam massa óssea, 52% usando medicamentos e/ou atividades que contribuem perda óssea, 11% possuem doenças associadas perda óssea. Conclusão: Verificou a importância do conhecimento do perfil da clientela, no melhor direcionando a consulta de enfermagem  na promoção da saúde e prevenção à osteoporose.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirian da Costa Lindolpho., Universidade Federal Fluminense

Mestre em enfermagem pela a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta do departamento de fundamentos de enfermagem e administração da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa/Universidade Federal Fluminense.

Liliane Pinheiro de Mello, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira formada pela a Universidade Federal Fluminense.

Geilsa Soraia Cavalcanti Valente., Universidade Federal Fluminense

Doutora em enfermagem pela a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Adjunta I do departamento de fundamentos em enfermagem e administração da Escola de enfermagem Aurora de Afonso Costa/ Universidade Federal Fluminense.

Selma Petra Chaves Sá., Universidade Federal Fluminense

Doutora em enfermagem pela a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Titular da Escola de enfermagem Aurora de Afonso Costa/ Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Projeto de extensão: A enfermagem na atenção a saúde do idoso e seus cuidadores da Escola de enfermagem Aurora de Afonso Costa

Vanice Gomes, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira formada pela a Universidade Federal Fluminense.

Miriam Marinho Chrisostimo., Universidade Federal Fluminense.

Professora assistente da disciplina de administração em rede básica da Escola de enfermagem Aurora de Afonso Costa/ Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2011-10-11

Como Citar

1.
da Costa Lindolpho. M, Pinheiro de Mello L, Soraia Cavalcanti Valente. G, Petra Chaves Sá. S, Gomes V, Marinho Chrisostimo. M. EPIDEMIOLOGICAL PROFILE OF ELDERLY WOMEN WITH OSTEOPOROSIS AND RISK FOR OSTEOPOROSIS: SCREENING IN NURSING PRACTICE. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 11º de outubro de 2011 [citado 28º de março de 2024];3(4):2509-17. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1490

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics