QUALITY OF LIFE: A STUDY WITH ENTERING IN A GRADUATE NURSING COURSE AND DEGREE

Paula Ferro e Almeida, Fátima Helena do Espírito Santo

Resumo


Objetivos: identificar o perfil dos ingressantes do Curso de Graduação em Enfermagem e Licenciatura e descrever a visão sobre qualidade de vida desses estudantes. Método: estudo exploratório, descritivo de natureza qualitativa, cuja coleta de dados foi desenvolvida através de questionário aplicado a 52 alunos ingressantes no curso de graduação em enfermagem de uma Universidade Federal localizada no Estado do Rio de Janeiro. Resultados: predominância de mulheres na faixa etária entre 17 e 21 anos, as quais consideram sua qualidade de vida antes de entrar no curso como boa e entendem qualidade de vida como “bem estar físico, social, mental, incluindo lazer, moradia, saúde, alimentação e educação”. Conclusão: é preciso investir em estratégias que viabilizem promover a saúde do estudante de Enfermagem durante sua formação para que na vida profissional tenham um maior equilíbrio diante das situações impostas pelo ambiente onde irão atuar. Descritores: Enfermagem, Ensino, Qualidade de Vida.


Palavras-chave


Enfermagem; Ensino; Qualidade de Vida.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i1.2647-2653 

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

SCImago Institutions Rankings

 

  

 

Novas regras para submissão de artigos na RPCFO a partir de 01/07/2018. Clique aqui.