KNOWLEDGE AND PRACTICE: EDUCATION IN HEALTH AS LINK FACILITATIVE IN THE CARE PROCESS
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i1.3485-3492Palavras-chave:
educação em saúde, equipe de enfermagem, promoção da saúdeResumo
Objetivo: identificar na literatura como a educação em saúde aliada a prática da enfermagem pode facilitar o processo de cuidar em enfermagem no ambiente hospitalar. Método: trata-se de uma revisão integrativa com bases de dados eletrônicas: LILACS. A questão que norteou o estudo foi: Como a educação em saúde pode contribuir para o cuidado no ambiente hospitalar na pratica da enfermagem? Resultados: após leitura e análise dos artigos foram criadas quatro categorias temáticas: O processo de educar para a saúde; O educar através do modelo vertical e horizontal; Educação e promoção da saúde; e O contexto hospitalar. Conclusão: os saberes não podem ser simplesmente transferidos, mas instigados aos educadores, neste caso, o sujeito- cliente, a serem sujeitos reais na“ construção e da reconstrução”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.