KNOWLEDGE AND PRACTICE: EDUCATION IN HEALTH AS LINK FACILITATIVE IN THE CARE PROCESS

Autores

  • Ingrid Ramos Reis Couto Universidade Federal Fluminense-UFF
  • Daniele da Silva Marins Universidade federal fluminense
  • Fátima Helena do Espírito Santo Universidade Federal Fluminense
  • Pamela da Silva Neves Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i1.3485-3492

Palavras-chave:

educação em saúde, equipe de enfermagem, promoção da saúde

Resumo

Objetivo: identificar na literatura como a educação em saúde aliada a prática da enfermagem pode facilitar o processo de cuidar em enfermagem no ambiente hospitalar. Método: trata-se de uma revisão integrativa com bases de dados eletrônicas: LILACS. A questão que norteou o estudo foi: Como a educação em saúde pode contribuir para o cuidado no ambiente hospitalar na pratica da enfermagem? Resultados: após leitura e análise dos artigos foram criadas quatro categorias temáticas: O processo de educar para a saúde; O educar através do modelo vertical e horizontal; Educação e promoção da saúde; e O contexto hospitalar. Conclusão: os saberes não podem ser simplesmente transferidos, mas instigados aos educadores, neste caso, o sujeito- cliente, a serem sujeitos reais na“ construção e da reconstrução”.

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Biografia do Autor

Ingrid Ramos Reis Couto, Universidade Federal Fluminense-UFF

departamento de clinica médico- cirurgico, aréa clinica médica

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Publicado

2013-02-19

Como Citar

1.
Couto IRR, Marins D da S, Santo FH do E, Neves P da S. KNOWLEDGE AND PRACTICE: EDUCATION IN HEALTH AS LINK FACILITATIVE IN THE CARE PROCESS. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 19º de fevereiro de 2013 [citado 22º de dezembro de 2024];5(1):3485-92. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1422

Edição

Seção

Revião

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