QUALITY OF LIFE: A STUDY WITH ENTERING IN A GRADUATE NURSING COURSE AND DEGREE

Autores

  • Paula Ferro e Almeida
  • Fátima Helena do Espírito Santo Universidade Federal Fluminense - UFF

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i1.2647-2653

Palavras-chave:

Enfermagem, Ensino, Qualidade de Vida.

Resumo

Objetivos: identificar o perfil dos ingressantes do Curso de Graduação em Enfermagem e Licenciatura e descrever a visão sobre qualidade de vida desses estudantes. Método: estudo exploratório, descritivo de natureza qualitativa, cuja coleta de dados foi desenvolvida através de questionário aplicado a 52 alunos ingressantes no curso de graduação em enfermagem de uma Universidade Federal localizada no Estado do Rio de Janeiro. Resultados: predominância de mulheres na faixa etária entre 17 e 21 anos, as quais consideram sua qualidade de vida antes de entrar no curso como boa e entendem qualidade de vida como “bem estar físico, social, mental, incluindo lazer, moradia, saúde, alimentação e educação”. Conclusão: é preciso investir em estratégias que viabilizem promover a saúde do estudante de Enfermagem durante sua formação para que na vida profissional tenham um maior equilíbrio diante das situações impostas pelo ambiente onde irão atuar. Descritores: Enfermagem, Ensino, Qualidade de Vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Ferro e Almeida

Fátima Helena do Espírito Santo, Universidade Federal Fluminense - UFF

Downloads

Publicado

2012-01-04

Como Citar

1.
Almeida PF e, Santo FH do E. QUALITY OF LIFE: A STUDY WITH ENTERING IN A GRADUATE NURSING COURSE AND DEGREE. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 4º de janeiro de 2012 [citado 22º de dezembro de 2024];4(1):2647-53. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1579

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics