HOSPITALIZATION ONCOHEMATOLOGICAL CLIENT SUBSIDIES FOR NURSING CARE

Autores

  • Renata Miranda Sousa Universidade ederal Fluminense
  • Fátima Helena do Espírito Santo Universidade Federal Fluminense
  • Rodrigo Costa Hospital Central da Polícia Militar

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i3.2613-2626

Palavras-chave:

Enfermagem oncológica, Cuidados de enfermagem, Hospitalização

Resumo

Objetivos: Caracterizar os clientes hospitalizados com doenças oncohematológicas; descrever os riscos e benefícios na hospitalização do cliente oncohematológico; discutir as implicações do cuidado de enfermagem a esses clientes. Método: Pesquisa descritiva com abordagem qualitativa desenvolvida com clientes oncohematológicos hospitalizados e membros da equipe de enfermagem da unidade de hematologia do Hospital Universitário Antônio Pedro, cuja coleta de informações envolveu observação livre e entrevista semi-estruturada. Resultados: Após análise temática das informações emergiram as seguintes categorias: a hospitalização; riscos e benefícios da hospitalização; olhando o cuidado de enfermagem aos clientes oncohematológicos. Conclusões: A hospitalização e a própria patologia de base torna os clientes oncohematológicos mais suscetíveis a uma série de complicações que podem agravar o seu quadro clínico. Entretanto, quando os membros da equipe de enfermagem cuidam desses clientes identificando e priorizando suas necessidades em um ambiente adequado contribuem para sua adaptação a situação de hospitalização, favorecendo a recuperação da saúde, a prevenção e controle de complicações decorrentes da doença e do tratamento a que esses clientes são submetidos durante a hospitalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Miranda Sousa, Universidade ederal Fluminense

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (2009), Residência em Enfermagem Médico-Cirúrgica pelo Hospital Naval Marcílio Dias em parceria com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Pós-Graduanda em Enfermagem em Hematologia, Hemoterapia e Terapia de Suporte pela Universidade Gama Filho. Mestranda do Curso de Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde da Universidade Federal Fluminense e bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Diagnóstico de Enfermagem (NANDA), Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica, Oncohematológica e Hemoterapia.

Fátima Helena do Espírito Santo, Universidade Federal Fluminense

Orientadora. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta MEM/EEAAC/UFF e Coordenadora da Pós-Graduação em Enfermagem Gerontológica. Rio de Janeiro, Brasil. Brasileira. 

Rodrigo Costa, Hospital Central da Polícia Militar

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense, Residência em Enfermagem Oncológica (INCA). Enfermeiro do Corpo de Saúde da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. 

Downloads

Publicado

2012-08-23

Como Citar

1.
Sousa RM, do Espírito Santo FH, Costa R. HOSPITALIZATION ONCOHEMATOLOGICAL CLIENT SUBSIDIES FOR NURSING CARE. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 23º de agosto de 2012 [citado 28º de março de 2024];4(3):2613-26. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1715

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics