THE TEACHING OF BIOETHICS IN THE COURSES OF GRADUATION IN NURSING IN THE BAHIAN PUBLIC UNIVERSITIES

Main Article Content

Deisy Vital dos Santos
Eliane Elisa de Souza e Azevêdo

Resumo

Objetivo: analisar o programa das disciplinas que contemplam os conteúdos da Bioética desenvolvidos nos cursos de graduação em Enfermagem nas universidades públicas baianas. Métodos: Pesquisa documental, descritiva, de natureza exploratória, com abordagem qualitativa. Dados secundários e análise de conteúdo. Resultados: A disciplina que contempla os conteúdos de Bioética apresenta o desafio de ter que abarcar os conteúdos da Deontologia profissional, da Ética e da Bioética. De modo que, em algumas instituições a variável carga horária tenha sido responsável pelo aprofundamento ou superficialidade dos conteúdos da Bioética. A tendência pedagógica velada nas metodologias e avaliações mescla perspectivas tradicionais e progressistas, havendo predomínio da segunda. As publicações de Bioética na Enfermagem são discretas, carecendo de maiores investimentos. Conclusão: O caminho trilhado pela maioria das universidades baianas é coerente, pois oferece ao futuro profissional o conhecimento dos conceitos básicos da Bioética e a análise de temas emergentes e persistentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
dos Santos DV, de Souza e Azevêdo EE. THE TEACHING OF BIOETHICS IN THE COURSES OF GRADUATION IN NURSING IN THE BAHIAN PUBLIC UNIVERSITIES. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 20º de junho de 2012 [citado 13º de agosto de 2022];4(2):2407-18. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1760
Seção
Research
Biografia do Autor

Deisy Vital dos Santos, Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia

Centro de Ciencias da Saúde em Santo Antonio de Jesus-Bahia

Eliane Elisa de Souza e Azevêdo, Universidade Federal da Bahia

Faculdade de Medicina da Bahia - UFBA

Plum Analytics