THE TEACHING OF BIOETHICS IN THE COURSES OF GRADUATION IN NURSING IN THE BAHIAN PUBLIC UNIVERSITIES
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i2.2407-2418Palabras clave:
Ensino de Bioética, EnfermagemResumen
Objetivo: analisar o programa das disciplinas que contemplam os conteúdos da Bioética desenvolvidos nos cursos de graduação em Enfermagem nas universidades públicas baianas. Métodos: Pesquisa documental, descritiva, de natureza exploratória, com abordagem qualitativa. Dados secundários e análise de conteúdo. Resultados: A disciplina que contempla os conteúdos de Bioética apresenta o desafio de ter que abarcar os conteúdos da Deontologia profissional, da Ética e da Bioética. De modo que, em algumas instituições a variável carga horária tenha sido responsável pelo aprofundamento ou superficialidade dos conteúdos da Bioética. A tendência pedagógica velada nas metodologias e avaliações mescla perspectivas tradicionais e progressistas, havendo predomínio da segunda. As publicações de Bioética na Enfermagem são discretas, carecendo de maiores investimentos. Conclusão: O caminho trilhado pela maioria das universidades baianas é coerente, pois oferece ao futuro profissional o conhecimento dos conceitos básicos da Bioética e a análise de temas emergentes e persistentes.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.