QUALITY OF LIFE: PERCEPTIONS OF TEACHERS IN A STATE SCHOOL IN THE CITY OF SANTA MARIA – RIO GRANDE DO SUL

Daiane Baldez Oliveira, Rosiane Filipin Rangel, Regina Gema Santini Costenaro, Maria Helena Gehlen, Jacqueline Silveira de Quadros, Camila Castro Roso

Resumo


Objetivo: conhecer o que os educadores de uma escola estadual do município de Santa Maria entendem por qualidade de vida. Método: pesquisa de caráter descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa. Os sujeitos do estudo foram quinze educadores de uma Escola Estadual de Educação Básica, localizada na região oeste do município de Santa Maria, Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário, sendo que para o tratamento dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo na modalidade temática, da qual se obteve dois grandes temas. Resultados: demonstram que o entendimento de qualidade de vida para os educadores se relaciona com seus laços com as pessoas no cotidiano, e que por mais gratificante que seja o trabalho docente, muitas vezes, acaba desmotivando. Conclusão: considera-se que o trabalho, em muitos casos, é colocado como prioridade e, por essa razão, o bem-estar pessoal, familiar e social fica em segundo plano.

Palavras-chave


Qualidade de Vida; Ensino; Educadores; Enfermagem.

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DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v4.1816 

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