NURSING DIAGNOSES IN WORKERS’ HEALTH: A CASE STUDY WITH PROFESSIONAL NURSING

Autores

  • Marcos Barragan da Silva
  • Rosane Teresinha Fontana
  • Miriam de Abreu Almeida

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i4.2930-2941

Resumo

Objetivo: Identificar Diagnósticos de enfermagem da NANDA Internacional relacionados ao trabalho de auxiliares e técnicos de enfermagem que atuam no turno da noite nas unidades de enfermagem clínica e cirúrgica de uma instituição hospitalar. Métodos: Estudo de caso qualitativo, realizado em um hospital do noroeste do Rio Grande do Sul, Brasil em 2009. Os sujeitos foram 13 profissionais. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário semi-estrutura. Para a análise, realizou-se o agrupamento das respostas e construíram-se casos escritos, após isso se realizou o raciocínio e julgamento diagnóstico para inferir Diagnósticos de Enfermagem. Respeitaram-se os Aspectos éticos. Resultados: Todos apresentaram Risco de infecção, Risco de lesão (física), Risco de lesão (química), Risco de resposta alérgica ao látex, Disposição para autoconceito melhorado e Risco de tensão de papel de cuidador. Conclusão: Os enfermeiros do trabalho podem direcionar suas intervenções aos diagnósticos de enfermagem mais freqüentes em trabalhadores de hospitais. Descritores: Diagnóstico de Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Trabalho Noturno, Classificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Barragan da Silva

Enfermeiro. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (UFRGS). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Enfermagem no Cuidado ao Adulto e Idoso – GEPECADI. Endereço: Rua Carmem Miranda, 165, Esteio/RS. 

Rosane Teresinha Fontana

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI. Santo Ângelo/RS. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde e Educação em Enfermagem (GEPESE).

Miriam de Abreu Almeida

Enfermeira. Professora Associada da Escola de Enfermagem da UFRGS. Doutora em Educação. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Enfermagem no Cuidado ao Adulto e Idoso – GEPECADI.

Downloads

Publicado

2012-10-31

Como Citar

1.
Silva MB da, Fontana RT, Almeida M de A. NURSING DIAGNOSES IN WORKERS’ HEALTH: A CASE STUDY WITH PROFESSIONAL NURSING. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 31º de outubro de 2012 [citado 29º de março de 2024];4(4):2930-41. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1839

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics