Nursing education process: what the scientific productions provide / Ensino do processo de enfermagem: o que as produções científicas proferem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.7502

Palavras-chave:

Processos de Enfermagem, Ensino, Formação de Recursos Humanos, Educação Continuada.

Resumo

OBJETIVO: analisar as produções científicas que abordam o ensino do Processo de Enfermagem no Brasil. MÉTODO: a busca de produções científicas foi realizada na Biblioteca Virtual em Saúde, incluindo-se artigos publicados entre 2002-2016. Foram selecionadas 33 publicações, atendendo aos critérios de inclusão e exclusão. RESULTADOS: os resultados são apresentados em duas Dimensões Temáticas: Dimensão Temática/1- Metodologias de Ensino do Processo de Enfermagem: trata da diversidade metodológica empregada no ensino do Processo de Enfermagem e do ensino do Processo de Enfermagem permeado pela práxis; Dimensão Temática/2- Aplicabilidade do Processo de Enfermagem: aborda a integração ensino serviço como estratégia de aplicabilidade do Processo de Enfermagem e reconhece as etapas do Processo de Enfermagem para compreender sua aplicação. CONCLUSÃO: apesar das poucas publicações relacionadas à temática, foi possível perceber que a fusão entre os conhecimentos teórico e prático implica na (re)organização do Processo de Enfermagem a partir da realidade do serviço.

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Biografia do Autor

Edlamar Kátia Adamy, Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Graduação e Pós Graduação em Enfermagem do Departamento de Enfermagem, Universidade do Estado de Santa Catarina.

Denise Antunes de Azambuja Zocche, Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Graduação e Pós Graduação em Enfermagem do Departamento de Enfermagem, Universidade do Estado de Santa Catarina.

Carine Vendruscolo, Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Graduação e Pós Graduação em Enfermagem do Departamento de Enfermagem, Universidade do Estado de Santa Catarina.

Miriam de Abreu Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS

Enfermeira. Doutora em Educação. Professora Adjunta da Graduação e Pós Graduação em Enfermagem da Universidade federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2021-05-01

Como Citar

1.
Adamy EK, Zocche DA de A, Vendruscolo C, Almeida M de A. Nursing education process: what the scientific productions provide / Ensino do processo de enfermagem: o que as produções científicas proferem. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de maio de 2021 [citado 23º de novembro de 2024];12:800-7. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7502

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

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