Evaluation of advice actions for prevention of STD/AIDS in the optical of the users

Main Article Content

Richardson Augusto Rosendo da Silva
Mariana da Silva de Figueiredo
Lílian Katiússia Araújo de Medeiros
Dayanne Kallyne Morais de Araújo Oliveira
Natália Raiane Silva Vieira
Nanete Caroline da Costa Prado

Resumo

Objetivo: Avaliar a opinião dos usuários sobre o funcionamento do Centro de Testagem e Aconselhamento. Método: Estudo avaliativo com abordagem quantiqualitativa, constituída de 52 usuários que respondeu uma entrevista semi-estruturada através da qual foi possível avaliar indicadores da satisfação dos usuários com o serviço. Para análise das entrevistas optou-se pelo método de análise de conteúdo. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN (CEP-UFRN), com protocolo de número 128/10. Resultados: Percebeu-se que todas as categorias de indicadores de satisfação do usuário foram consideradas satisfatórias, porém os indicadores orientações, ambiência e acesso apesar de satisfatórios necessitam de mudanças. Conclusão: A opinião do usuário é essencial nos serviços de saúde pública, espera-se com esse estudo que exista uma reflexão na postura dos profissionais e dos governantes para que mudanças na atenção à saúde aconteçam, e assim aperfeiçoe os serviços oferecidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Silva RAR da, Figueiredo M da S de, Medeiros LKA de, Oliveira DKM de A, Vieira NRS, Prado NC da C. Evaluation of advice actions for prevention of STD/AIDS in the optical of the users. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 3º de julho de 2014 [citado 4º de agosto de 2021];6(3):1162-77. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3355
Seção
Research
Biografia do Autor

Richardson Augusto Rosendo da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui Bacharelado e Licenciatura Plena em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002), Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006) e Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009). É Professor Adjunto II do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (Mestrado) da UFRN e do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade (Mestrado) da UERN. É membro do Grupo de Trabalho Intersetorial Estadual do RN de Saúde e Prevenção nas Escolas/ GTI-E. Coordena os Projetos de Extensão: "Epidemiologia aplicada ao Sistema Único de Saúde" e "Atenção Básica e Saúde da Família: Interfaces entre ensino, pesquisa e extensão".Coordena os seguintes projetos de pesquisa: Grau de adesão ao tratamento com anti-retrovirais em adultos com AIDS residentes no estado do Rio Grande do Norte e Avaliação das ações de aconselhamento e prevenção às DST/AIDS: opinião de usuários . É membro do Grupo de Pesquisa Práticas Assistenciais e Epidemiológicas em Saúde e Enfermagem. Consultor ad hoc de periódicos indexados nacionais e internacionais do QUALIS/CAPES. Atua principalmente nos seguintes temas: Vigilância em Saúde; Epidemiologia; Saúde Coletiva; Nefrologia; Saúde do Trabalhador; Avaliação em Saúde e HIV/AIDS.

Mariana da Silva de Figueiredo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda do 9º período de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.Durante a graduação foi bolsista de iniciação científica REUNI 2011 e PIBIC/CNPq 2012 e 2013. Atualmente é bolsista voluntária do projeto avaliação das ações de aconselhamento e prevenção às DST/AIDS: opinião de usuários e Monitora da disciplina atenção integral a saúde II. Membro do grupo de pesquisa Cuidado de Enfermagem em Diferentes Fases da Vida e membro do grupo de pesquisa Práticas Assistenciais e Epidemiológicas em Saúde e Enfermagem sob a orientação do professor Doutor Richardson Augusto Rosendo da Silva.

Lílian Katiússia Araújo de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciada em filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e acadêmica de enfermagem pela mesma instituição. Atualmente compõe o grupo de pesquisa Ações promocionais e de atenção a grupos humanos em Saúde Mental e Saúde Coletiva.

Dayanne Kallyne Morais de Araújo Oliveira, Faculdades Integradas de Patos-FIP

Aluna de especialização em Enfermagem em Urgência e Emergência-Faculdades Integradas de Patos-FIP,possui graduação em Bacharelado em Enfermagem - FIP. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Clínica médica, membro do grupo de pesquisa Cuidado de Enfermagem em Diferentes Fases da Vida sob orientação da professora Doutora Rejane Marie Barbosa Davim, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde pública e Saúde da família.

Natália Raiane Silva Vieira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Acadêmica de Enfermagem do 8º período da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Bolsista de extensão-UFRN.

Nanete Caroline da Costa Prado, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Bolsista CNPq Graduação Sanduíche - Ciência sem Fronteiras - Espanha, de setembro de 2012 a julho de 2013. Membro do grupo de Pesquisa Práticas Assistenciais e Epidemiológicas em Saúde e Enfermagem - UFRN. Bolsista do Projeto de Extensão: Prevenção de DSTs/HIV/AIDS e Hepatites Virais nas Escolas: uma integração ensino, serviço e comunidade.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>