Perfil epidemiológico de mulheres com HPV atendidas em uma unidade básica de saúde Epidemiological profile of women with HPV treated in a basic health unit
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i4.5177-5183Palavras-chave:
Neoplasias do colo do útero, Prevenção primária, Esfregaço vaginal, Fatores socioeconômicos.Resumo
Objetivo: Descrever o perfil epidemiológico de mulheres com HPV atendidas em uma Unidade Básica de Saúde. Método: A pesquisa de caráter quantitativo foi realizada em um bairro no município de Santa Cruz/RN, por meio das fichas individuais de 205 usuárias da Unidade. Resultados: O perfil epidemiológico foi caracterizado por mulheres com: idade entre 19-30 anos 57,6%; casadas 57,9%; brancas 42,1%; escolaridade até o ensino médio incompleto 42,2%; renda de até um salário mínimo 42,1%; primeira relação sexual entre 15-17 anos 52,6%; um parceiro 57,9%. Conclusão: As mesmas se encontram no grupo de risco para o acometimento do HPV, pois se apresentam como: jovens, casadas, de baixa escolaridade e renda familiar e iniciaram a vida sexual antes dos 18 anos. Descritores: Neoplasias do colo do útero; Prevenção primária; Esfregaço vaginal; Fatores socioeconômicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.