Gynecological care for the population of transgender men in Primary Health Care / Atendimento ginecológico à população de homens transgêneros na Atenção Primária à Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v14.11941

Palavras-chave:

Estratégia Saúde da Família, Identidade de gênero, Ginecologia, Enfermagem

Resumo

Objetivo: avaliar o atendimento ginecológico à população de homens transgêneros sob a ótica de médicos e enfermeiros da atenção primária. Método: estudo transversal e quantitativo, realizado com 36 profissionais de saúde de um município de Minas Gerais, Brasil. Utilizou-se um instrumento contendo questões sobre dados sociodemográficos, formação profissional, conhecimento quanto à temática transgeneridade e sobre os serviços ginecológicos aos homens transgêneros. Resultados: a amostra foi 100,00% de cisgêneros, idade média de 31,89±13,43 anos. Destes, 52,77% nunca atenderam transgêneros. Quanto às consultas ginecológicas aos homens transgêneros, 8,33% não acham necessárias, 74,98% não se sentem plenamente preparados para lidar com essa situação e 19,42% não se sentem plenamente confortáveis de atendê-los. Conclusão: há despreparo e déficit na formação dos profissionais quanto ao atendimento ginecológico aos homens transgêneros, sendo que deveria estar em conformidade com as demandas e direitos que esta população possui.

 

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Biografia do Autor

Gabriela Aparecida Leonel, Escola de Enfermagem (EE), Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG). Integrante do PET - Programa de Educação Tutorial em Enfermagem (MEC/SESU). Membro do Projeto de Extensão "PET ACOEXA" da UNIFAL/MG. Membro do Grupo de Pesquisa Atenção Integral à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente da UNIFAL-MG. Atualmente desenvolve pesquisa de Iniciação Científica na área de Enfermagem. E-mail: gabriela.leonel@sou.unifal-mg.edu.br. Áreas de interesse: Saúde LGBTQIA+.

Lucélia Terra Chini, Escola de Enfermagem (EE), Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Doutora em Ciências da Saúde pelo PPG em Saúde na Comunidade da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, USP. Graduada em Enfermagem e Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Atua nas seguintes linhas de pesquisa: atenção primária à saúde, gerontologia, permanência em idosos, ensino crônico e construção e validação de instrumentos de medida. Atualmente é Técnica Administrativa em Educação (TAE), cargo de Enfermagem - Saúde Coletiva, pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas.

Paloma Elisama de Oliveira, Escola de Enfermagem (EE), Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG. E-mail: paloma.oliveira@sou.unifal-mg.edu.br.

Christianne Alves Pereira Calheiros, Escola de Enfermagem (EE), Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

É professora adjunto da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), na área da Enfermagem em Saúde da Mulher e práticas pedagógicas na graduação, Metodologia do Ensino Superior; Gênero, saúde e Sociedade e Metodologia de pesquisa qualitativa no Mestrado em Enfermagem da UNIFAL-MG. Encontra-se vice diretora da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG (2019-2021). Docente das disciplinas de Enfermagem em Pré Natal I e Políticas em Saúde da Mulher do Programa Nacional de Residência em Enfermagem Obstétrica e Participa dos Grupos de Pesquisa Materno Infantil da UNIFAL-MG e de Práticas Pedagógicas de Ensino na Saúde EERP-USP. Foi Coordenadora do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG (2015-2017). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em: enfermagem geronto-geriátrica, enfermagem em saúde coletiva; enfermagem em saúde da mulher, educação em enfermagem. Foi membro constituinte da Comissão Assessoras de Área de Enfermagem da avaliação do ENADE 2016, no ciclo avaliativo do Sinaes pelo INEP/MEC.Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (1995), Especialista em Educação Profissional na Área da Saúde: Enfermagem, pela Escola Nacional de Saúde Pública(ENSP) - (2001), Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo EERP/USP (2004), Especialista em enfermagem em Obstetrícia e pela UFMG, com estágio no Hospital Sofia Feldman em Belo Horizonte-MG. Doutora em Ciências pela EERP ? USP (2014), na área de Enfermagem em Saúde Pública. CAPES 7 (2014). Trabalhou como enfermeira responsável técnica no Hospital Nossa Senhora da Piedade em Elói Mendes e enfermeira assistencial no Hospital Humanitas de Varginha e enfermeira coordenadora e responsável técnica da Atenção primária à saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Elói Mendes. Coordenadora do Curso de Técnico de Enfermagem descentralizado pela Universidade federal de Minas Gerais (UFMG), Coordenadora do Curso de Auxiliar de Enfermagem pela Escola Nacional de Saúde Pública de Minas Gerais (ENSP), Coordenadora e Tutora do Curso de Especialização em Educação Profissional na Área da Saúde: Enfermagem pela FIOCRUZ descentralizado para o município de Machado MG. Coordenadora do Curso de Enfermagem e docente da Universidade José do Rosário Vellano, campus Alfenas - MG. Docente do Curso de Enfermagem em saúde do adulto e do idoso do Centro Universitário do Sul de Minas Gerais em Varginha, Docente do Curso de Enfermagem em saúde coletiva e Ética do Centro Universitário de Três Corações UNINCOR em Três Corações MG. Foi tutora do Curso de Especialização em Medicina na Saúde da Família pelo NESCON/ UFMG. Tutora da Especialização do PRÓ-HOSP pela FIOCRUZ e Tutora do Plano diretor da Atenção Primária à Saúde pela ENSP-MG.

Patricia Scotini Freitas, Escola de Enfermagem (EE), Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (2002), Especialista em Prevenção e Controle de Infecção nos Serviços de Saúde pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP) (2004), Especialista em Educação Profissional na Área da Saúde: Enfermagem pela Escola Nacional de Saúde Pública (2004), Especialista em Enfermagem em Saúde da Mulher: Obstetrícia pelo Centro Universitário Herminio Ometto de Araras (2018). Mestre em Saúde pela Universidade José do Rosário Vellano (2007) e Doutora em Ciências pela EERP-USP, na área de Enfermagem Fundamental CAPES 7 (2014) - bolsista de doutorado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Trabalhou como enfermeira responsável técnica em hospital materno-infantil e enfermeira coordenadora de imunização da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Saúde Coletiva da Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas. Atuou como coordenadora de Extensão e Pesquisa e docente da Universidade José do Rosário Vellano, campus Poços de Caldas. Foi coordenadora e docente do curso de Graduação em Enfermagem e coordenadora de Pós-Graduação e Centro de Idiomas da Faculdade Pitágoras de Poços de Caldas. Atualmente é docente adjunto da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), na área da Enfermagem em Saúde Coletiva e Saúde da Mulher; Prática Baseada em Evidências e Métodos de Revisão. Participa dos Grupos de Pesquisas Prática Baseada em Evidências na Saúde EERP-USP; GMulheres: Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde das Mulheres EERP-USP, Síntese de Evidências em Saúde (GPeSES) e Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente UNIFAL-MG. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em: enfermagem em saúde da mulher, enfermagem em saúde coletiva, prática baseada em evidências e métodos de revisão. E-mail: patricia.freitas@unifal-mg.edu.br 

Referências

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

1.
Leonel GA, Terra Chini L, de Oliveira PE, Alves Pereira Calheiros C, Scotini Freitas P. Gynecological care for the population of transgender men in Primary Health Care / Atendimento ginecológico à população de homens transgêneros na Atenção Primária à Saúde. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 31º de dezembro de 2022 [citado 4º de novembro de 2024];14:e-11941. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/11941

Edição

Seção

Artigo Original

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