Teaching-learning of the nursing process: perception of graduate students / Ensino-aprendizagem do processo de enfermagem: percepção de discentes da graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v16.13091

Palavras-chave:

Aprendizagem, Estudantes de Enfermagem, Processo de Enfermagem

Resumo

Objetivo: descrever as concepções dos discentes de graduação sobre o processo de enfermagem. Método: trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, exploratória, descritiva e transversal. Os dados coletados, armazenados durante a técnica do questionário, foram analisados à luz da análise de conteúdo de Bardin. Resultados: no processo de categorização, foram identificadas as seguintes categorias: limitações na abordagem do processo de ensino-aprendizagem do Processo de Enfermagem nas disciplinas e práticas clínicas: fragmentação e falta de continuidade; avaliação das metodologias de ensino do Processo: desafios e lacunas; uso de Linguagem Padronizada; aproximação e aplicação das Teorias de Enfermagem no contexto prático. Considerações finais: este estudo revela limitações no ensino do Processo de Enfermagem para discentes de graduação, evidenciando uma abordagem fragmentada, falta de integração interdisciplinar e desafios nas metodologias de ensino. Tais descobertas direcionam melhorias no ensino para formação mais abrangente e eficaz em Enfermagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yasmim Ribeiro, Universidade Federal de Alfenas

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem. Escola de Enfermagem. Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG). Membro do Grupo de Estudo do Processo de Enfermagem aplicado ao Cuidado (GEPEC) da UNIFAL/MG. Extensionista Voluntária do Programa de Aplicação do Processo de Enfermagem no Cuidado (APEC) da UNIFAL/MG. Membro da Liga Interdisciplinar em Saúde Mental (LISM) e Voluntária desde 2022 do Projeto de Extensão Minutos Mentais, componente do Programa de Extensão HumanaMente. Monitora da disciplina de Sistematização da Assistência de Enfermagem. Bolsista de Iniciação Científica pela FAPEMIG.

Bárbara Dias, Universidade Federal de Alfenas

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem. Escola de Enfermagem. Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG).Membro do Grupo de Estudo do Processo de Enfermagem aplicado ao Cuidado (GEPEC) da UNIFAL/MG. Extensionista Voluntária do Programa de Aplicação do Processo de Enfermagem no Cuidado (APEC) da UNIFAL/MG.Vice-presidente da Liga Acadêmica de Fisiologia da Universidade Federal de Alfenas LiFi (UNIFAL-MG).

Geovana Petraccone, Universidade Federal de Alfenas

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem. Escola de Enfermagem. Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG). Membro do Grupo de Estudo do Processo de Enfermagem aplicado ao Cuidado (GEPEC) da UNIFAL/MG. Extensionista Voluntária do Programa de Aplicação do Processo de Enfermagem no Cuidado (APEC) da UNIFAL/MG. Membro da Liga Interdisciplinar em Saúde Mental (LISM) e da Liga de Fisiologia. Participante do projeto DIPER. Monitora da disciplina de Sistematização da Assistência de Enfermagem. Bolsista de Iniciação Científica pela FAPEMIG.

Lucélia Chini, Universidade Federal de Alfenas

Doutora em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde na Comunidade da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, USP. Graduação em Enfermagem e Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Enfermeira, Técnica Administrativa em Educação da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG. Possui especialização em Cuidados Pré-Natais pela Universidade Federal de São Paulo. Vice-Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa (GIP) e pesquisadora do Grupo de Estudo do Processo de Enfermagem aplicado ao Cuidado (GEPEC), do Grupo de Pesquisa Fundamentação Teórica, Metodológica e Tecnológica de Assistência ao indivíduo, família e coletividade e do Grupo de Pesquisa Atenção integral a saúde da mulher, criança e adolescente da UNIFAL/MG. Coordenadora do Projeto de Extensão APEC-APS (Aplicação do Processo de Enfermagem no cuidado no contexto da Atenção Primária à Saúde) e coordenadora adjunta do Projeto de Extensão APEC-H (Aplicação do processo de enfermagem no cuidado no contexto da Atenção Hospitalar). Desenvolve pesquisas nas seguintes Atenção Primária à Saúde, Saúde da Mulher, Saúde do Idoso, Processo de Enfermagem/Consulta de Enfermagem, Estudos de Intervenção, Letramento em Saúde, Práticas Integrativas e Complementares, Construção e Validação de Instrumentos de Medida e de Consulta de Enfermagem.

Alice Costa, Universidade Federal de Alfenas

Enfermeira Graduada pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG) (2013). Especialista em Auditoria em Enfermagem (2016). Especialista em Saúde da Família - modalidade residência pelo Programa Multiprofissional em Saúde da Família da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG (2016-2018). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), linha de pesquisa: Gestão em Serviços de Saúde (2018-2020), bolsista CAPES. Integrante do Grupo de Pesquisa do CNPq "Fundamentação Teórica, Metodológica Tecnológica de Assistência à Saúde do Indivíduo, Família e Coletividade", da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas, desde o primeiro semestre de 2016 até a presente data. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em: metodologias ativas de aprendizagem, enfermagem em saúde da mulher, enfermagem em saúde coletiva.

Isabelle Costa, Universidade Federal de Alfenas

Possui graduação em Enfermagem e Fonoaudiologia. Doutora e Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pós-Graduação em Ensino do Processo de Enfermagem; Cuidado Paliativos e Dor; e Saúde Coletiva. Professora Adjunta da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL, sendo responsável pela disciplina Sistematização da Assistência em Enfermagem. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UNIFAL-MG. Docente da Residência Obstétrica da UNIFAL-MG, responsável pela disciplina Raciocínio Clínico. Docente do Curso de Especialização em Cuidados Paliativos do CCS/UFPB. Líder do Grupo de Estudo do Processo de Enfermagem aplicado ao Cuidado (GEPEC) da UNIFAL/MG. Vice-Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa - GIP da UNIFAL/MG. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Comunicação e Ensino da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Fundamentação Teórica, Metodológica e Tecnológica de Assistência ao indivíduo, família e coletividade da UNIFAL/MG. Coordenadora do Programa de Extensão APEC - Aplicação do Processo de Enfermagem no Cuidado.. Coordenadora do Projeto de Extensão APEC-H/ Aplicação do Processo de Enfermagem no Cuidado no contexto Hospitalar. Coordenadora da Liga Acadêmica do Processo de Enfermagem - LIGAPE da UNIFAL/MG. Desenvolve pesquisa nas seguintes áreas: Teorias de Enfermagem; Processo de Enfermagem (PE); Sistemas de Linguagem Padronizadas; Práticas Avançadas em Enfermagem; Ética; Bioética; Assédio Moral; Cuidados Paliativos, Espiritualidade e Saúde.

Referências

Mousavinasab ES, Kalhori SRN, Zarifsanaiey N, Rakhshan M, Ghazisaeedi M. Nursing process education: A review of methods and characteristics. Nurse Educ Pract. [Internet]. 2020 [cited 2023 out 01];48:102886. Available from: https://doi.org/10.1016/j.nepr.2020.102886.

Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). Resolução COFEN nº 358, de 15 de outubro de 2009. Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados. Brasília: COFEN; 2009.

Conselho Federal de Enfermagem (COFEN). Atualização da Resolução COFEN nº 358, de 15 de outubro de 2009. Brasília: COFEN; 2023. Disponível em: https://consultapublica.cofen.gov.br/cofen/32/proposicao.

Argenta C, Adamy EK, Bitencourt JVOV. Processo de enfermagem: história e teoria. Chapecó: Editora UFFS; 2020. 129 p. Disponível em: https://doi.org/10.7476/9786586545234.

Lopes Júnior W, Braga CG, Freire BSM, Costa ACB, Andrade MBT, Chini LT. Documentation of the nursing process: challenges and potential. Revista contribuciones a las ciencias sociales. [Internet]. 2023 [cited 2023 out 01];16(8): 9416-9441. Available from: https://doi.org/10.55905/revconv.16n.8-075.

Benedet SA, Padilha MI, Gelbke FL, Bellaguarda MLDR. The model professionalism in the implementation of the Nursing Process (1979-2004). Rev Bras Enferm. [Internet]. 2018 [cited 2023 out 01];4:1907-1914. Available from: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0226.

Parente AT, Gomes TCS, Silva ACS, Soranso CAM, Braga ALS, Sena MLM, et al. Conhecimento sobre teorias e processo de enfermagem utilizando técnica de associação livre de palavras. Revista Eletrônica Acervo Saúde. [Internet]. 2021 [acesso em 01 de outubro 2023];13(19). Disponível em: https://doi.org/10.25248/REAS.e8737.2021.

Silva AMD, Colaço AD, Vicente C, Bertoncello KCG, Amante LN, Demetrio MV. Perceptions of nurses about the implementation of the nursing process in an intensive unit. Rev Gaucha Enferm. [Internet]. 2021 [cited 2023 out 01];42:e20200126. Available from: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200126.

Löfgren U, Wälivaara BM, Strömbäck U, Lindberg B. The nursing process: A supportive model for nursing students' learning during clinical education - A qualitative study. Nurse Educ Pract. [Internet]. 2023 [cited 2023 out 01];72:103747. Available from: https://doi.org/10.1016/j.nepr.2023.103747.

Andersson A, Graneheim UH, Nilsson MS. Newly-graduated nurses' work-integrated learning: A qualitative study from an educational and occupational perspective. Nurse Educ Pract. [Internet]. 2022 [cited 2023 out 01];59:103290. Available from: https://doi.org/10.1016/j.nepr.2022.103290.

Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo, SP: Edições 70, 2016.

Mendes RM, Miskulin RG. A análise de conteúdo como uma metodologia. Cad Pesqui. [Internet]. 2017 [acesso em 01 de outubro 2023];47(165):1044-66. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053143988.

Conselho Nacional de Saúde (Brasil). Resolução n.466, de 12 de dezembro de 2012. Brasília: Diário Oficial da União; 2013.

Jardim MJA, Meneses ARC, Goiabeira YNLA, Meneses EG, Lima ABS, Luiz Neto M. Dificuldades dos acadêmicos de enfermagem na aplicabilidade da sistematização da assistência de enfermagem. Rev Fun Care Online. [Internet]. 2019 [acesso em 01 de outubro 2023];11(1):181-185. Disponível em: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i1.181-185.

Sampaio JDP, Parente AT, Souza HSL, Valentim CYUP, Santos FER, Palheta MG, et al. Residentes de enfermagem em uma unidade de internação pediátrica: relato de experiência do processo de enfermagem. Revista Eletrônica Acervo Saúde [Internet]. 2021 [acesso em 01 de outubro 2023];13(7). Disponível em: https://doi.org/10.25248/reas.e7892.2021.

Oliveira TCG. Construção de diretrizes para o ensino do processo de enfermagem na formação do profissional de enfermagem de nível técnico. [Mestrado em Enfermagem]. São Paulo (Brasil): Universidade Estadual Paulista, Campus de Botucatu; 2021. [acesso em 01 de outubro 2023];13(7). Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/213431.

Oliveira PSD, Vieira IB, Gomes RF, Leão HM, Barbosa RRS, Sousa JN. O processo ensino-aprendizagem no curso de graduação em enfermagem: uma revisão de literatura. Revista Eletrônica Acervo Saúde [Internet]. 2019 [acesso em 01 de outubro 2023];20. Disponível em: https://doi.org/10.25248/reas.e490.2019.

Graber ML, Rencic J, Rusz D, Papa F, Croskerry P, Zierler B, et al. Improving diagnosis by improving education: a policy brief on education in healthcare professions. Diagnosis. [Internet]. 2018 [cited 2023 out 01];5(3):107-118. Available from: https://doi.org/10.1515/dx-2018-0033.

Carvalho EC, Oliveira-Kumakura ARS, Morais SCRV. Raciocínio clínico em enfermagem: estratégias de ensino e instrumentos de avaliação. Rev Bras Enferm. [Internet]. 2017 [acesso em 01 de outubro 2023];70(3):662-668. Disponível em: http://doi.org/10.1590/0034-71672016-0509.

ANTUNES M. Raciocínio clínico do estudante de Enfermagem: análise a partir de um simulador virtual. Rev Novas Tecnologias na Educação. [Internet]. 2020 [acesso em 01 de outubro 2023];18(2):306. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/110243/60021.

Vogt S, Bulgacov YLM, Machado RC. “Quem sabe faz (ou já fez) ao vivo!”: Um ensaio teórico sobre a indissolubilidade entre a prática e a aprendizagem. Rev. Ciênc. Admin. [Internet]. 2020 [acesso em 01 de outubro 2023];26. Disponível em: https://doi.org/10.5020/2318-0722.2020.8199.

Bertocchi L, Dante A, La Cerra C, Masotta V, Marcotullio A, Jones D, et al. Impact of standardized nursing terminologies on patient and organizational outcomes: A systematic review and meta-analysis. J Nurs Scholarsh. [Internet]. 2023 [cited 2023 out 01]. Available from: https://doi.org/10.1111/jnu.12894.

Ludovino ACG. Avaliação do uso de objeto de aprendizagem no ensino da taxonomia north american nursing diagnosis association (NANDA). Revista Práxis [Internet]. 2019 [acesso em 01 de outubro 2023]; 13(26). Disponível em: https://doi.org/10.47385/praxis.v13.n26.2968.

Lotfi M, Zamanzadeh V, Khodayari-Zarnaq R, Mobasseri K. Nursing process from theory to practice: Evidence from the implementation of "Coming back to existence caring model" in burn wards. Nurs Open. [Internet]. 2021 [cited 2023 out 01];8(5):2794-2800. Available from: https://doi.org/10.1002/nop2.856.

Alves HLC, Lima GS, Albuquerque GA, Gomes EB, Cavalcante EGR, Viana MCA. Uso das teorias de enfermagem nas teses brasileiras: estudo bibliométrico. Cogitare Enferm. [Internet]. 2021 [acesso em 01 de outubro 2023];26:e71743. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v26i0.71743.

Publicado

2024-04-24 — Atualizado em 2024-04-25

Versões

Como Citar

1.
Ribeiro Fracaroli Y, Matioli Lapa Dias B, Tosatti Petraccone G, Terra Chini L, Silva Costa A, Pinto Costa IC. Teaching-learning of the nursing process: perception of graduate students / Ensino-aprendizagem do processo de enfermagem: percepção de discentes da graduação. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 25º de abril de 2024 [citado 5º de maio de 2024];16:e-13091. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/13091

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics