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Teaching-learning of the nursing process: perception of graduate students / Ensino-aprendizagem do processo de enfermagem: percepção de discentes da graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v16.13091

Palavras-chave:

Aprendizagem, Estudantes de Enfermagem, Processo de Enfermagem

Resumo

Objetivo: descrever as concepções dos discentes de graduação sobre o processo de enfermagem. Método: trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, exploratória, descritiva e transversal. Os dados coletados, armazenados durante a técnica do questionário, foram analisados à luz da análise de conteúdo de Bardin. Resultados: no processo de categorização, foram identificadas as seguintes categorias: limitações na abordagem do processo de ensino-aprendizagem do Processo de Enfermagem nas disciplinas e práticas clínicas: fragmentação e falta de continuidade; avaliação das metodologias de ensino do Processo: desafios e lacunas; uso de Linguagem Padronizada; aproximação e aplicação das Teorias de Enfermagem no contexto prático. Considerações finais: este estudo revela limitações no ensino do Processo de Enfermagem para discentes de graduação, evidenciando uma abordagem fragmentada, falta de integração interdisciplinar e desafios nas metodologias de ensino. Tais descobertas direcionam melhorias no ensino para formação mais abrangente e eficaz em Enfermagem.

 

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Biografia do Autor

Yasmim Ribeiro, Universidade Federal de Alfenas

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem. Escola de Enfermagem. Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG). Membro do Grupo de Estudo do Processo de Enfermagem aplicado ao Cuidado (GEPEC) da UNIFAL/MG. Extensionista Voluntária do Programa de Aplicação do Processo de Enfermagem no Cuidado (APEC) da UNIFAL/MG. Membro da Liga Interdisciplinar em Saúde Mental (LISM) e Voluntária desde 2022 do Projeto de Extensão Minutos Mentais, componente do Programa de Extensão HumanaMente. Monitora da disciplina de Sistematização da Assistência de Enfermagem. Bolsista de Iniciação Científica pela FAPEMIG.

Bárbara Dias, Universidade Federal de Alfenas

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem. Escola de Enfermagem. Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG).Membro do Grupo de Estudo do Processo de Enfermagem aplicado ao Cuidado (GEPEC) da UNIFAL/MG. Extensionista Voluntária do Programa de Aplicação do Processo de Enfermagem no Cuidado (APEC) da UNIFAL/MG.Vice-presidente da Liga Acadêmica de Fisiologia da Universidade Federal de Alfenas LiFi (UNIFAL-MG).

Geovana Petraccone, Universidade Federal de Alfenas

Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem. Escola de Enfermagem. Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG). Membro do Grupo de Estudo do Processo de Enfermagem aplicado ao Cuidado (GEPEC) da UNIFAL/MG. Extensionista Voluntária do Programa de Aplicação do Processo de Enfermagem no Cuidado (APEC) da UNIFAL/MG. Membro da Liga Interdisciplinar em Saúde Mental (LISM) e da Liga de Fisiologia. Participante do projeto DIPER. Monitora da disciplina de Sistematização da Assistência de Enfermagem. Bolsista de Iniciação Científica pela FAPEMIG.

Lucélia Chini, Universidade Federal de Alfenas

Doutora em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde na Comunidade da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, USP. Graduação em Enfermagem e Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Enfermeira, Técnica Administrativa em Educação da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG. Possui especialização em Cuidados Pré-Natais pela Universidade Federal de São Paulo. Vice-Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa (GIP) e pesquisadora do Grupo de Estudo do Processo de Enfermagem aplicado ao Cuidado (GEPEC), do Grupo de Pesquisa Fundamentação Teórica, Metodológica e Tecnológica de Assistência ao indivíduo, família e coletividade e do Grupo de Pesquisa Atenção integral a saúde da mulher, criança e adolescente da UNIFAL/MG. Coordenadora do Projeto de Extensão APEC-APS (Aplicação do Processo de Enfermagem no cuidado no contexto da Atenção Primária à Saúde) e coordenadora adjunta do Projeto de Extensão APEC-H (Aplicação do processo de enfermagem no cuidado no contexto da Atenção Hospitalar). Desenvolve pesquisas nas seguintes Atenção Primária à Saúde, Saúde da Mulher, Saúde do Idoso, Processo de Enfermagem/Consulta de Enfermagem, Estudos de Intervenção, Letramento em Saúde, Práticas Integrativas e Complementares, Construção e Validação de Instrumentos de Medida e de Consulta de Enfermagem.

Alice Costa, Universidade Federal de Alfenas

Enfermeira Graduada pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG) (2013). Especialista em Auditoria em Enfermagem (2016). Especialista em Saúde da Família - modalidade residência pelo Programa Multiprofissional em Saúde da Família da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG (2016-2018). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), linha de pesquisa: Gestão em Serviços de Saúde (2018-2020), bolsista CAPES. Integrante do Grupo de Pesquisa do CNPq "Fundamentação Teórica, Metodológica Tecnológica de Assistência à Saúde do Indivíduo, Família e Coletividade", da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas, desde o primeiro semestre de 2016 até a presente data. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em: metodologias ativas de aprendizagem, enfermagem em saúde da mulher, enfermagem em saúde coletiva.

Isabelle Costa, Universidade Federal de Alfenas

Possui graduação em Enfermagem e Fonoaudiologia. Doutora e Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pós-Graduação em Ensino do Processo de Enfermagem; Cuidado Paliativos e Dor; e Saúde Coletiva. Professora Adjunta da Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL, sendo responsável pela disciplina Sistematização da Assistência em Enfermagem. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UNIFAL-MG. Docente da Residência Obstétrica da UNIFAL-MG, responsável pela disciplina Raciocínio Clínico. Docente do Curso de Especialização em Cuidados Paliativos do CCS/UFPB. Líder do Grupo de Estudo do Processo de Enfermagem aplicado ao Cuidado (GEPEC) da UNIFAL/MG. Vice-Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa - GIP da UNIFAL/MG. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Comunicação e Ensino da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Fundamentação Teórica, Metodológica e Tecnológica de Assistência ao indivíduo, família e coletividade da UNIFAL/MG. Coordenadora do Programa de Extensão APEC - Aplicação do Processo de Enfermagem no Cuidado.. Coordenadora do Projeto de Extensão APEC-H/ Aplicação do Processo de Enfermagem no Cuidado no contexto Hospitalar. Coordenadora da Liga Acadêmica do Processo de Enfermagem - LIGAPE da UNIFAL/MG. Desenvolve pesquisa nas seguintes áreas: Teorias de Enfermagem; Processo de Enfermagem (PE); Sistemas de Linguagem Padronizadas; Práticas Avançadas em Enfermagem; Ética; Bioética; Assédio Moral; Cuidados Paliativos, Espiritualidade e Saúde.

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Publicado

2024-04-24

Versões

Como Citar

1.
Ribeiro Fracaroli Y, Matioli Lapa Dias B, Tosatti Petraccone G, Terra Chini L, Silva Costa A, Pinto Costa IC. Teaching-learning of the nursing process: perception of graduate students / Ensino-aprendizagem do processo de enfermagem: percepção de discentes da graduação. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 24º de abril de 2024 [citado 3º de dezembro de 2024];16:e-13091. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/13091

Edição

Seção

Artigo Original

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