Hypertensive crisis: competencies listed by the nurse to care hospitals in Curitiba-PR
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i4.1437-1444Palavras-chave:
Hipertensão, Educação baseada em competências, Enfermagem, Competência profissional.Resumo
Objetivo: identificar as competências elencadas pelo enfermeiro para o atendimento do paciente com crise hipertensiva e analisar a atuação descrita pelo enfermeiro perante o paciente com crise hipertensiva. Metodologia: estudo do tipo exploratório, com abordagem descritiva e quantitativa, realizado em 3 hospitais da cidade de Curitiba–PR, onde participaram 16 enfermeiros. Resultados: dentre as competências elencadas, destaca-se a tomada de decisão com 81,25%; liderança e educação permanente com 68,75% cada. Todos os enfermeiros priorizaram o atendimento. Frente às ações de intervenções na emergência 93,75%, priorizaram a aferição dos sinais vitais e monitorização cardíaca no atendimento inicial. Conclusão: contribuiu para identificar as competências elencadas para o atendimento de crise hipertensiva. O Enfermeiro possui conhecimentos técnico/científicos para que possam colocar em ação valores, conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para um cuidado dentro dos princípios científicos, éticos e morais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.