Humanized care: discovering the possibilities in the practice of nursing in mental health

Autores

  • Lucidio Clebeson Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Richardson Augusto Rosendo da Silva Univerdade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria NeuciVãnia de Medeiros Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró
  • Johny Carlos de Queiroz Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN
  • Jacileide Guimarâes Univerdade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i1.1774-1782

Palavras-chave:

Enfermagem, , Reforma Psiquiátrica, Saúde Mental, Cuidado Humanizado.

Resumo

Objetivo: Identificar o cuidado humanizado como instrumento da reorganização da prática de enfermagem em saúde mental. Metodologia: Pesquisa exploratória, de caráter qualitativo, foi desenvolvida com os enfermeiros de um hospital de saúde mental de Mossoró-RN, utilizou-se como instrumento de coleta de dados um roteiro de entrevista semiestruturado, a coleta foi realizada na própria instituição, utilizou-se a análise temática de conteúdo proposta por Minayo. Resultados: Os entrevistados entendem que a humanização significa cuidar das pessoas, coletivamente, com responsabilidade, compromisso e ética, ajudando-as a vencer suas limitações. Fundamentam-se na concepção da Reforma Psiquiátrica enquanto movimento o qual trouxe ganhos significativos para o novo enfoque da saúde mental, em que a filosofia da humanização pode contribuir para uma assistência de enfermagem eficaz e resolutiva. Conclusão: É estar aberto às críticas e poder fazer o trabalho em equipe com equilíbrio e comprometer-se com a redefinição das políticas de assistência à pessoa com transtorno mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucidio Clebeson Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Enfermeiro. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal/RN, Brasil. 

Richardson Augusto Rosendo da Silva, Univerdade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeiro. Doutor em Ciências da Saúde. Professor Adjunto III do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal/RN, Brasil. 

Maria NeuciVãnia de Medeiros, Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró

Enfermeira.  Docente da disciplina de Urgência e Emergência na Faculdade de Enfermagem e Medicina Nova Esperança - FACENE. Enfermeira Do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ( SAMU).

Johny Carlos de Queiroz, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Professor do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mossoró/RN, Brasil. 

Jacileide Guimarâes, Univerdade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal/RN, Brasil. 

Publicado

2015-01-01

Como Citar

1.
Oliveira LC, Silva RAR da, Medeiros MN de, Queiroz JC de, Guimarâes J. Humanized care: discovering the possibilities in the practice of nursing in mental health. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de janeiro de 2015 [citado 28º de março de 2024];7(1):1774-82. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3396

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics