Systematization of nursing care to children and adolescents in psychological distress

Autores

  • Ana Ruth Macêdo Monteiro UECE
  • Maria Gerliane Queiróz Martins Universidade Estadual do Ceará http://orcid.org/0000-0002-1066-5570
  • Sâmia Aguiar Lobô Universidade Estadual do Ceará-UECE
  • Priscilla Carolinne Araújo de Freitas Universidade Estadual do Ceará-UECE
  • Katyuscia Morais Barros
  • Suzane de Fátima Tavares URJ

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i4.3185-3196

Palavras-chave:

Processo de Trabalho em Enfermagem, Assistência de Enfermagem, Saúde Mental, Sofrimento Psíquico em Crianças e Adolescentes.

Resumo

Objetivo:Elencar os principais diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem descritos pela NANDA Internacional (NANDA-I), NursingOutcomes Classification (NOC), Nursing Intervention Classification (NIC), para crianças e adolescentes em sofrimento psíquico fundamento na teoria da recuperação em saúde mental-Teria da Mare de Baker. Método: Estudo descritivo exploratório com abordagem qualitaitiva, realizado CAPSi da Secretaria Executiva da Regional IV (SER IV), do município de Fortaleza – CE.  Para a análise dos dados utilizou-se a estruturação dos dados coletados e o raciocínio diagnóstico Resultados: Inicialmente, foram pré-selecionados 28 diagnósticos de enfermagem, prevalecendo seis. Conclusão: Com a aplicação da sistematização da assistência de enfermagem (SAE) os enfermeiros vêm de forma singular e diferenciada, buscando promover uma reintegração dessas pessoas com transtornos mentais na sua própria família e sociedade.

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Biografia do Autor

Ana Ruth Macêdo Monteiro, UECE

Enfermeira Doutora pela Universidade Federal do Ceraá-UFC, Docente do programa de Pós-graduação Cuidados Clínicos -UECE.

 

Nurse PhD, Federal University of Ceraá-UFC, Doscente Postgraduate Clinical Care -UECE program

Maria Gerliane Queiróz Martins, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira, Discente do Programa de Mestrado em Cuidados Clínicos e Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará-UECE.

 

Nurse, Student of Masters Program in Clinical and Nursing Care at the State University of Ceará-UECE.

Sâmia Aguiar Lobô, Universidade Estadual do Ceará-UECE

Enfermeira. Mestre em Cuidados Clínicos e Enfermagem pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. Docente da Escola Pública do Ceará-ESP.

 

Nurse. Master of Clinical Nursing Care and the State University of Ceará-UECE. Professor of the Public School of Ceará-ESP

Priscilla Carolinne Araújo de Freitas, Universidade Estadual do Ceará-UECE

Enfermeira pela  Universidade Estadual do Ceará-UECE.  Membro do grupo de Pesquisa Enfermagem, Educação,Sociedade e Saúde. Bolsista de Iniciação Científica. 

 

Nurse by the State University of Ceará-UECE. Member of the group of Nursing Research, Education, Society and Health. Scientific Initiation Scholarship.

 

 

 

 

Katyuscia Morais Barros

Enfermeira pela Universidade Estadual do Ceará-UECE.  Membro do grupo de Pesquisa Enfermagem, Educação,Sociedade e Saúde. Bolsista de Iniciação Científica do Ceará-UECE.

 

Nurse by the State University of Ceará-UECE. Member of the group of Nursing Research, Education, Society and Health. Scientific Initiation Scholarship.

Suzane de Fátima Tavares, URJ

Enfermeira, Mestre em cuidados Clinicos pela Universidade Estadual do Ceará-UECE e Douttoranda pela URJ.

 

Nurse by the State University of Ceará-UECE and Douttoranda the URJ

Publicado

2015-10-01

Como Citar

1.
Monteiro ARM, Martins MGQ, Lobô SA, de Freitas PCA, Barros KM, Tavares S de F. Systematization of nursing care to children and adolescents in psychological distress. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de outubro de 2015 [citado 28º de dezembro de 2024];7(4):3185-96. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3500

Edição

Seção

Artigo Original

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