Fatores relacionados ao desenvolvimento de úlceras em pacientes com Diabetes Mellitus Factors related to the development of ulcers in patients with Diabetes Mellitus
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i4.4929-4934Palavras-chave:
Enfermagem, Diabetes mellitus, Pé diabéticoResumo
OBJETIVO: identificar fatores relacionados ao desenvolvimento de úlceras em membros inferiores de usuários insulinodependentes residentes no município de São José de Mipibu/RN. MÉTODO: pesquisa quantitativa; os dados foram obtidos mediante entrevista seguida da inspeção estática e aplicação dos monofilamento de Semmes-Weinstein para avaliação do limiar da sensibilidade tátil plantar. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Potiguar de Natal/RN, CAAE 0037.0.052.000-11. RESULTADOS: a faixa etária foi de 21 a 72 anos, 68,4% do sexo feminino; 63,3% residentes em zona urbana. Fatores relacionados ao desenvolvimento de úlceras em membros inferiores: sedentarismo (71,6%), hipertensão (65%) e antecedentes de doenças cardiovasculares (56,7%). Na avaliação dos pés, 26,7% pele ressecada, 15% descamativa, 38,3% unhas farináceas, 30% espessadas e 35% dermatites. Em relação à sensibilidade tátil 18,3% apresentaram anestesia do membro afetado. CONCLUSÃO: os dados sugerem que a população estudada é susceptível a desenvolver complicações mais severas e incapacitantes do Diabetes Mellitus.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.