Técnica de Incidentes Críticos: Aplicabilidade nas Pesquisas de Enfermagem Critical incident technique: applicability in nursing research
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i2.4142-4153Palavras-chave:
Técnica de incidentes críticos, Enfermagem, PesquisaResumo
Objetivo: Descrever a técnica de incidentes críticos (TIC) e sua aplicabilidade nas pesquisas de enfermagem. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa sobre as produções encontradas através dos sites PubMed, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES) e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), incluindo neste as seguintes bases de dados: Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MedLine), Scintific Library Online (SciELO) e Bases de Dados em Enfermagem (BDENF). Resultados: Foram analisados e discutidos 19 trabalhos após o levantamento digital. Conclusão: A partir deste estudo conclui-se que a TIC ainda é pouco utilizada e difundida entre os pesquisadores. Esta revisão apresenta um panorama geral e permite o conhecimento da técnica, consolidando-a como uma metodologia inovadora, caracterizada em especial por sua plurivalência e facilidade de aplicação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.