The reactions of the family companion of hospitalized elderly facing stressful situations

Autores

  • Carla Lube de Pinho Chibante Universidade Federal Fluminense
  • Fátima Helena Espírito Santo Universidade Federal Fluminense
  • Alessandra Cristina de Oliveira Aquino Hospital Universitário Antonio Pedro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i3.2961-2973

Palavras-chave:

Enfermagem Geriátrica, Família, Idoso, Hospitalização

Resumo

Objetivos: Caracterizar o familiar acompanhante de idosos hospitalizados; descrever as reações do familiar acompanhante de idosos hospitalizados frente às situações de estresse e discutir as possibilidades de intervenção do enfermeiro ao familiar acompanhante desses idosos. Método: Estudo qualitativo, descritivo e exploratório. Realizado em enfermarias de um hospital geral com 45 familiares acompanhantes de idosos hospitalizados. Foi realizada entrevista semi-estruturada e os dados foram submetidos à análise temática. O estudo teve aprovação do comitê de ética. Resultados: As principais reações frente as situações de estresse: alterações nos hábitos alimentares, utilização de medicamentos para relaxamento e insônia e mudanças de humor. Para o enfrentamento das situações de estresse buscam atividades alternativas de lazer e apego às práticas religiosas. Conclusão: o familiar acompanhante de idosos deve também ser foco de cuidado da enfermagem durante o processo de hospitalização, mediante estratégias de suporte e programas educativos para preservar sua saúde.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Lube de Pinho Chibante, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Mestranda do Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde da Universidade Federal Fluminense (MACCS/UFF). 

Fátima Helena Espírito Santo, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Profª Drª do Departamento Médico-cirúrgico da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC/UFF). 

Alessandra Cristina de Oliveira Aquino, Hospital Universitário Antonio Pedro

Enfermeira do Hospital Universitário Antonio Pedro (HUAP). Especialista em Enfermagem Gerontológica da Universidade Federal Fluminense (UFF).  

Publicado

2015-07-01

Como Citar

1.
Chibante CL de P, Espírito Santo FH, Aquino AC de O. The reactions of the family companion of hospitalized elderly facing stressful situations. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de julho de 2015 [citado 29º de março de 2024];7(3):2961-73. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3899

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics