Importância da mobilidade para tetraplégicos e paraplégicos: implementação dos conhecimentos de enfermagem no cuidar multidimensional Importance of mobility for quadriplegics and paraplegics: implementation of nursing knowledge in care multidimensional

Main Article Content

Nayda Babel Alves de Lima
http://orcid.org/0000-0003-2674-596X
Jocelly de Araújo Ferreira
http://orcid.org/0000-0003-2224-8499
Jaciara Milena de Araújo
http://orcid.org/0000-0003-4495-2559
Iara Pereira Paixão
http://orcid.org/0000-0003-0161-8876
Niedja Naira Silveira de Almeida
http://orcid.org/0000-0003-3523-4619

Resumo

Objetivo: Realizar uma busca das produções científicas publicadas, a respeito da importância dos exercícios físicos na promoção do cuidar multidimensional ao indivíduo paraplégico ou quadriplégico, assim como investigar os conhecimentos da enfermagem sobre o benefício de tais atividades e esclarecer a atuação do enfermeiro na assistência a pessoa paraplégica ou tetraplégica. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa, realizada nas bases de dados lilacs, scielo, medline, bdenf e portal da capes, correspondendo aos anos de 2004 a 2014. Resultados: Os pacientes acometidos por lesão medular apresentam déficits de cuidado e autocuidado. Dessa maneira constatou-se que a prática de exercícios, oferecem diversos benefícios incluindo os biopsicossociais. Conclusão: Percebe-se que a prática dos exercícios físicos, ainda não tem sua efetivação, contudo é importante o conhecimento da enfermagem sobre estes exercícios, bem como benefícios, a fim de nortear os familiares e prestar uma assistência de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
de Lima NBA, Ferreira J de A, de Araújo JM, Paixão IP, Silveira de Almeida NN. Importância da mobilidade para tetraplégicos e paraplégicos: implementação dos conhecimentos de enfermagem no cuidar multidimensional Importance of mobility for quadriplegics and paraplegics: implementation of nursing knowledge in care multidimensional. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 10º de janeiro de 2017 [citado 4º de agosto de 2021];9(1):289-96. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4291
Seção
Integrative Review of the Literature
Biografia do Autor

Nayda Babel Alves de Lima, Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité-PB.

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG, campus Cuité-PB.

Jocelly de Araújo Ferreira, Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité-PB.

Enfermeira. Professora da Universidade Federal de Campina Grande/UFCG. Campina Grande-PB, Brasil. Mestre pela Universidade do Rio Grande do Norte/UFRN. Natal-RN, Brasil.

Jaciara Milena de Araújo, Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité-PB.

Acadêmica de Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande/UFCG. Campina Grande-PB, Brasil.

Iara Pereira Paixão, Universidade Federal de Campina Grande, campus Cuité-PB.

Acadêmica de Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande/UFCG. Campina Grande-PB, Brasil

Niedja Naira Silveira de Almeida, Hospital Memorial São Francisco Home Care, João Pessoa-PB.

Fisioterapeuta do Hospital Memorial São Francisco Home Care. Especialista em Fisioterapia Cardiorespiratória pelo UNIPÊ. João Pessoa, Basil.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)