Cotidiano de pacientes renais crônicos submetidos à hemodialise: expectativas, modificações e relações sociais Chronic renal patients everyday on hemodialysis: expectations, modifications and social relations

Autores

  • Juliana Barbosa de Araújo Faculdade Santa Maria - FSM.
  • Vinicius Lino de Souza Neto Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
  • Elvira Uchoa dos Anjos Universidade Regional do Nordeste
  • Bárbara Coeli Oliveira da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
  • Iellen Dantas Campos Verdes Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
  • Cristiane da Silva Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i4.4996-5001

Palavras-chave:

Insuficiência renal crônica, diálise renal, autocuidado.

Resumo

Objetivos: conhecer a percepção de pacientes renais crônicos submetidos à hemodiálise sobre a doença, elencar as expectativas, modificações e relações sociais após o estabelecimento do diagnóstico. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa desenvolvida em uma unidade de hemodiálise no Nordeste do Brasil com 39 pacientes acometidos por IRC. Para a coleta de dados, utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturado. O estudo foi provado no Comitê de Ética em Pesquisas CAAE: nº 14153513.2.0000.5180, processo nº 147/431. Os dados foram analisados com base conceituais do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Resultados: As categorias que emergiram do próprio discurso dos entrevistados foram: Rim paralisado; Falta de conhecimento; Limitações; Otimismo; Desesperança; Apoio; Preconceito e isolamento. Conclusão: cotidiano dos  pacientes em hemodiálise requer mudança de hábitos alimentares, restrições hídricas, impossibilidade de viagens devido à periodicidade das sessões, privação do trabalho e das atividades da vida diária devido à debilidade imposta pelo tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Barbosa de Araújo, Faculdade Santa Maria - FSM.

Enfermeira. Especialista em Enfermagem do Trabalho.

Vinicius Lino de Souza Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Enfermeiro. Especialista em Enfermagem em Urgência e Emergência. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Assistenciais e Epidemiológicas em Saúde e Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. 

Elvira Uchoa dos Anjos, Universidade Regional do Nordeste

Enfermeira. Especialista em Programa de Saúde da Família.

Bárbara Coeli Oliveira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Enfermeira. Especialista em Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Assistenciais e Epidemiológicas em Saúde e Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Iellen Dantas Campos Verdes Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Assistenciais e Epidemiológicas em Saúde e Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. 

Cristiane da Silva Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Discente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Assistenciais e Epidemiológicas em Saúde e Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Publicado

2016-10-04

Como Citar

1.
Araújo JB de, Neto VL de S, Anjos EU dos, Silva BCO da, Rodrigues IDCV, Costa C da S. Cotidiano de pacientes renais crônicos submetidos à hemodialise: expectativas, modificações e relações sociais Chronic renal patients everyday on hemodialysis: expectations, modifications and social relations. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 4º de outubro de 2016 [citado 19º de abril de 2024];8(4):4996-5001. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4404

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics