Perfil socioeconômico de Trabalhadores Rurais portadores de neoplasia Socioeconomic profile of Rural Workers cancer sufferers

Main Article Content

Adrielle Chermont da Silva
Silviamar Camponogara
Cibelle Mello Viero
Robriane Prosdocimi Menegat
Gisele Loise Dias
Jeanini Dalcol Miorin

Resumo

Objetivo: Traçar o perfil socioeconômico dos trabalhadores rurais portadores de neoplasia internados em um hospital universitário. Método: estudo do tipo descritivo com abordagem quantitativa, realizado entre agosto de 2013 a janeiro de 2014, através de busca nos prontuários e busca ativa por pacientes internados e que estivessem dentro dos critérios de inclusão. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Resultados: Foram entrevistados 59 trabalhadores rurais, advindos de diferentes municípios interioranos, que trabalhavam com variados tipos de cultivos agrícolas. Grande parcela dos entrevistados relatou fazer uso de agrotóxicos, não utilizando EPI. O tipo predominante de neoplasia encontrada foram as neoplasias do sistema digestório. Conclusões: o uso de agrotóxicos é uma realidade para os trabalhadores investigados, levando à exposição a riscos ocupacionais. Os trabalhadores da saúde necessitam implementar estratégias de atenção à saúde desses trabalhadores, no intuito de auxiliar na minimização dos riscos de exposição ocupacional aos agrotóxicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Silva AC da, Camponogara S, Viero CM, Menegat RP, Dias GL, Miorin JD. Perfil socioeconômico de Trabalhadores Rurais portadores de neoplasia Socioeconomic profile of Rural Workers cancer sufferers. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 15º de julho de 2016 [citado 20º de outubro de 2021];8(3):4891-7. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4477
Seção
Research
Biografia do Autor

Adrielle Chermont da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira.Mestranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria-PPGENF-UFSM.

Silviamar Camponogara, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente no curso de enfermagem e PPGEnf/UFSM. Universidade Federal de Santa Maria. Departamento de Enfermagem.

Cibelle Mello Viero, Universidade Federal de Santa Maria

 Enfermeira, Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria - PPGEnf- UFSM.

Robriane Prosdocimi Menegat, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeira. Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde pela CESNORS/UFSM. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista CAPES.

Gisele Loise Dias, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Especialista em Gestão da Organização Pública em Saúde. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria-PPGENF-UFSM.

Jeanini Dalcol Miorin, Centro Universitário Franciscano-UNIFRA

Enfermeira pela Universidade Federal de Santa Maria.  Residente  em enfermagem Urgência e Trauma pela Unifra.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>