Caring for the caregiver: experiences related to alzheimer's disease

Autores

  • Rejane Millions Viana Meneses Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Virgínia Simonato Aguiar

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i5.139-154

Palavras-chave:

Enfermagem, Cuidador familiar, Doença de alzheimer, História oral

Resumo

Objetivo: Compreender os sentimentos e dificuldades enfrentadas pelo cuidador familiar à pessoa acometida pela Doença de Alzheimer (DA). Método: Trata-se de reflexão para compreensão do fenômeno estudado, utilizando a história oral de vida à luz de Bom Meihy. Resultados: A discussão do fenômeno pautou-se na análise de cinco categorias: incorporação do papel de cuidador familiar, a vida antes e após assumir o papel de cuidador,sentimentos do cuidador após assumir o cuidado, dificuldades no cuidado, participação do grupo como alicerce para os cuidadores,possibilitando a construção de novas formas de abordagem e cuidado às pessoas que desempenham o papel de cuidador familiar. Conclusão: Percebeu-se com essa pesquisa que a situação vivenciada pelo cuidador familiar de uma pessoa acometida pela DA é uma questão de saúde pública evidenciando a premência de medidas governamentais de caráter político-social, além de programas de atenção e promoção da saúde ao referido público alvo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rejane Millions Viana Meneses, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1982), especialização em Enfermagem do trabalho pela Faculdade Integrada de Patos/FIP (2009), mestrado em Política Planejamento e Assistência em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000), doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005). Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atuando, também, no Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFRN. Experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde Coletiva, História da Enfermagem, Representações Sociais e História Oral. 

Publicado

2014-12-01

Como Citar

1.
Meneses RMV, Aguiar VS. Caring for the caregiver: experiences related to alzheimer’s disease. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de dezembro de 2014 [citado 18º de abril de 2024];6(5):139-54. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4495

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics