Adherence to antiretroviral treatment for hiv and inter-its relationship with the programmatic vulnerability

Autores

  • Samuel Spiegelberg Zuge Universidade Federal de Santa Maria
  • Cristiane Cardoso de Paula Universidade Federal de Santa Maria
  • Crhis Netto de Brum Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Aline Cammarano Ribeiro Universidade Federal de Santa Maria
  • Stela Maris de Mello Padoin Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i4.3406-3417

Palavras-chave:

Enfermagem, Síndrome da imunodeficiência adquirida, HIV, Adesão à medicação, Vulnerabilidade em saúde.

Resumo

Objetivo: Analisar, a partir das produções científicas, as ações do serviço de saúde que contribuam para a melhora da adesão ao tratamento antirretroviral para o HIV, a partir dos eixos que compõem a vulnerabilidade programática. Métodos: Revisão narrativa da Literatura. A coleta de dados ocorreu no mês fevereiro de 2015, nas bases de dados LILACS e MEDLINE. Foi desenvolvida a análise de conteúdo temática. Resultados: Foram analisadas 16 produções, das quais apontaram: 1) o compromisso e a responsabilidade dos profissionais e equipe; 2) o acesso ao serviço de saúde e a 3) organização do serviço. Conclusão: Os serviços de saúde no intuito de promover a saúde das pessoas e minimizar os aspectos que envolvem a vulnerabilidade programática e a adesão podem estabelecer suas práticas assistenciais com compromisso e responsabilidade, garantindo uma organização do serviço, assim como, o seu acesso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Spiegelberg Zuge, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeiro. Doutorando em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Cristiane Cardoso de Paula, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do curso de Graduação em Enfermagem da  Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Crhis Netto de Brum, Universidade Federal da Fronteira Sul

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente do curso de Graduação em Enfermagem da  Universidade Federal da Fronteira Sul, Chapecó, SC, Brasil.

Aline Cammarano Ribeiro, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do curso de Graduação em Enfermagem da  Universidade Federal de Santa Maria, Palmeira das Missões, RS, Brasil.

Stela Maris de Mello Padoin, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do curso de Graduação em Enfermagem da  Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Publicado

2015-10-01

Como Citar

1.
Zuge SS, Paula CC de, Brum CN de, Ribeiro AC, Padoin SM de M. Adherence to antiretroviral treatment for hiv and inter-its relationship with the programmatic vulnerability. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de outubro de 2015 [citado 28º de março de 2024];7(4):3406-17. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4907

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

Plum Analytics